Viver Com O Criador Entre Nós

Dr. Michael LaitmanRumo a Revelação do Criador

A sabedoria da Cabalá é a essência da revelação do Criador e da conexão entre nós. Na verdade, mesmo os antigos babilônios quiseram revelá-Lo e a Torre de Babel se tornou o símbolo de sua tentativa, seu esforço, de fazê-lo. Porém, naquela época, a maioria pretendia ter sucesso no âmbito do seu egoísmo e só muito poucos perceberam que era necessário ascender acima do amor-próprio.

Quando nos referimos à revelação do Criador, nos referimos à força superior que gerencia toda a nossa realidade e a leva ao estado mais sublime que é chamado de revelação do Criador às Suas criaturas neste mundo. Este é o objetivo da sabedoria da Cabalá.

Todo o processo evolutivo, o desenvolvimento de toda a nossa realidade, é destinado somente a revelar o Criador e a alcançar a adesão completa com Ele, até nos tornarmos equivalentes a Ele, quando toda a humanidade, a natureza inanimada, vegetal, animal e humana e o mundo inteiro estão unidos com Ele.

Pergunta: O que é exatamente essa equivalência?

Resposta: Isso significa que a pessoa gradualmente atinge o atributo completo de doação que é revelado pelo amor. Assim, a pessoa sente amor por todos.

Um Modelo para a Humanidade

Adão, que viveu vinte gerações antes de Abarão, foi o primeiro a falar sobre o Criador. Ele foi o primeiro ser humano em nosso mundo que descobriu o método de revelação do Criador e o cumpriu.

Quanto a Abraão, ele cumpriu o método com um grande grupo de pessoas. De acordo com o Rambam, dezenas de milhares de pessoas seguiram Abraão da Babilônia para a terra de Canaã.

Eles são os que lançaram as bases para a nação judaica, aprendendo a formatar o atributo do amor dentro deles, alcançar assim a equivalência em relação à força única que opera na natureza. Esta é a razão da nação de Israel ser chamada de povo escolhido, porque foram escolhidos para servir os outros, ou seja, liderar outros povos para o estado sublime do amor.

Pergunta: Todos no mundo são capazes de se assemelhar ao Criador?

Resposta: No final sim. A questão é quando e em que condições, mas, de um jeito ou outro, há uma centelha oculta em todos que precisa ser acesa para atrair a pessoa à revelação do Criador.

Pergunta: Portanto, qual é o significado exato da nação judaica ser escolhida?

Resposta: Isso significa que ela é obrigada a revelar o Criador a todo o mundo, a atrair todos ao Criador, a dar o exemplo, e a mostrar como viver com o Criador em nosso ambiente.

Não Acredite, Revele

Pergunta: O que devemos fazer com aqueles que não acreditam em Deus?

Resposta: O que nós falamos não se relaciona com pessoas religiosas ou ateus. Talvez eu tenha sido criado com a crença de que Deus existe. Na verdade, isso pode ser parte da minha educação que foi enraizada em mim desde a minha infância e que eu aceito como um axioma para a vida. No entanto, nem meus professores nem eu, na verdade, revelamos o Criador.

Na verdade, o Criador não é o que a humanidade pode imaginar no âmbito das religiões e crenças. É o atributo de doação que é a base de todo o universo, de cada ser humano e de toda a matéria. Ele inclui toda a realidade, a controla e desenvolve, até que ela revele esses atributos, até que o absorva desde fora. Assim, o atributo de doação irá despertá-la a desde dentro, e todo mundo vai se unir com essa força externa.

O atributo de doação está atualmente oculto em toda a nossa realidade e nós temos que remover o véu para revela-lo. Isso é chamado de “revelação do Criador”.

Para esse fim, nós somos atraídos ao atributo do amor e doação e nosso impulso nos ajuda a descobri-lo dentro de nós na matéria do nosso desejo. Portanto, não temos que acreditar no Criador, mas revela-Lo.

Nós Fomos Escolhidos Pelo Nosso Desejo

Pergunta: Portanto, quem nos escolheu se não foi Deus no sentido tradicional?

Resposta: O nosso desejo de revelá-Lo é o que nos torna escolhidos, visto que temos esse desejo. Este desejo motivou Abraão, um homem educado muito bem conhecido, um tipo de homem público que costumava adorar ídolos. De repente, ele começou a falar de forma diferente: Por que sofremos, qual é o nosso objetivo, etc.?

De repente, outros sentiram que, de alguma forma, respondiam a sua mensagem, pois o mesmo desejo tinha despertado nelas. É assim que o grupo foi formado, que mais tarde tornou-se o povo escolhido.

Pergunta: Então, qual é o papel deste país hoje?

Resposta: Hoje ainda estamos falando de um grupo de pessoas cujo objetivo é revelar o Criador a toda a humanidade e, assim, levar a humanidade ao nível da totalidade, beleza, amor, eternidade e paz.

De KabTV “Uma Nova Vida” 28/12/14