Vida Num Aquário

laitman_928Pergunta: A imagem que você descreve é deprimente e até me irrita. É realmente assim, que toda a minha percepção do mundo é absolutamente subjetiva e limitada por minhas sensações?

Resposta: Por que a percepção do nosso mundo deprime você? Se olharmos para um peixe num aquário, ele vive calmamente. Para ele, este aquário, a água, e tudo nele é a sua vida.

Um peixe quer viver e cuidar de si mesmo; ele está satisfeito com a vida num aquário. Isto é porque é importante para ele que haja água saturada com oxigénio e comida. E ele não quer mais nada.

O aquário é o seu mundo. O peixe não sabe o que deve ser encontrado e o que existe fora do aquário. É assim que nós também vivemos neste mundo, em tal aquário, sem saber o que está acontecendo fora dele. A sabedoria da Cabalá é uma ciência sobre a percepção da realidade que possibilita que uma pessoa expanda seus horizontes.

Pergunta: Mas a vida de um peixe num aquário não o irrita. Por que nos preocupamos com o que se encontra por trás de suas paredes?

Resposta: Isso é porque nós fomos escolhidos entre todas as pessoas a nascer e desenvolver tal desejo que vai para fora do aquário. Nós queremos ir para fora do aquário e ver o que existe fora dele. Este é um novo desejo que é irrelevante para uma pessoa neste mundo. Ele já pertence ao próximo nível que está fora do nosso corpo; e é isso que precisamos explorar.

Eu sinto que tenho que descobrir o que está escondido ali, atrás do vidro do aquário. Esta vida dentro do aquário me sufoca e eu sinto como se estivesse numa prisão. Eu preferiria morrer do que viver uma vida como essa, porque o meu desejo é muito maior do que aquilo que pode ser cumprido neste mundo.

Eu quero obter conhecimento e o sentimento de uma realidade mais ampla, do mundo exterior. Então eu me sinto neste mundo como se estivesse trancado numa masmorra ou enterrado vivo. Mesmo que eu esteja vivo, me sinto como se estivesse num caixão apertado, tentando sair dele.

Há pessoas para quem a vida num aquário é suficiente para elas; elas são 99% de toda a humanidade.

Pergunta: Mas as pessoas não estão insatisfeitas com alguma coisa?

Resposta: Elas estão insatisfeitas que a comida não foi colocada no aquário dentro do prazo e que a bomba de oxigênio não funciona direito. Seu desejo não é desenvolvido para além disso. Mas há pessoas cujo desejo é muito maior e elas querem descobrir o que se encontra além dos limites do aquário.

De KabTV “O Encontro dos Mundos” 12/05/14

Comente