Um Pacto Secreto Com A Força Superior, Parte 2

Laitman_167Pergunta: Que tipo de relação existe entre o significado da nossa existência e a realização da força superior?

Resposta: Esta é a força mais primordial da natureza. É superior porque é especificamente a que gerencia tudo; é a força de amor e doação que espalha em torno dela tudo o que está dentro de si: a sua energia e realizações. Ela criou especificamente a força de recepção para preenchê-la e levar a um nível único de existência.

A força de doação é plena porque não exige nada, e a força de recepção que foi criada por ela é muito limitada e pobre porque sempre lhe falta alguma coisa, mas é incapaz de obter o que lhe falta por si só.

Comentário: As pessoas se acostumaram a imaginar a força superior, o Criador, como uma espécie de personalidade com quem fizemos um pacto e que agora nos acompanha. É difícil perceber isso simplesmente como uma forma de energia, como algo que é inanimado.

Resposta: É realmente difícil imaginar isso? Mesmo em nosso mundo físico, há uma infinidade de forças diferentes que são desconhecidas para nós. Então, por que é tão difícil para nós percebermos a existência da força superior? Pelo contrário, além das forças, nada mais existe.

Tudo o que eu vejo ao meu redor são forças que são moldadas dentro da minha percepção sob a forma de imagens físicas que aparentemente existem: a natureza inanimada, vegetal, animal e humana. No entanto, em princípio, todas são manifestações da mesma força.

Pergunta: Como nós vamos nos relacionar com essa força?

Resposta: Esta é a força do desejo. Quando nós criamos uma relação com alguém, usamos a nossa energia para nos afastar ou conectar, para nos aproximar, criar contato. Na realidade, apenas uma força existe e nada mais do que isso. Esta conclusão foi alcançada ainda hoje pela física, uma ciência puramente material.

Após uma investigação mais profunda, a matéria que observamos desaparece; ela só existe em nossa percepção. O mundo inteiro que nós sentimos é uma invenção da nossa imaginação. Existem apenas as forças que atuam sobre o nosso cérebro e o influenciam, pintando nele uma imagem que é aparentemente colocada na nossa frente. No entanto, tudo isso é resultado do trabalho das forças, como uma imagem na tela de um computador.

Pergunta: E cada um de nós é também uma força?

Resposta: A pessoa é apenas a força de recepção. No entanto, esta força é composta por diferentes forças de recepção que estão ligadas em vários tipos de relações, e, por conseguinte, todas as pessoas diferem umas das outras. A força de recepção é a força do desejo de receber.

Uma pessoa é um desejo de receber, mas ela tem muitos desejos por várias realizações que estão interligadas. Cada uma tem a sua combinação específica que é típica de homens, mulheres, crianças ou adultos. No entanto, este é apenas um desejo de receber prazer de todos os tipos de fontes possíveis.

Pergunta: Então, o que nós queremos dizer quando falamos de uma conexão do povo judeu com a força superior?

Resposta: Abraão ensinou as pessoas a atingir o objetivo da vida, o programa geral da natureza, se elas tivessem o desejo para isso. Isso é possível se a pessoa alcança a força de doação que se encontra acima de nós, e é possível alcançá-la sob a condição de que construímos relações entre nós que sejam semelhantes à força de doação. Para isso, nós temos que alcançar o amor pelos outros como o amor por nós mesmos, o amor mútuo.

Na medida em que começamos a descobrir tais forças de amor, união e partilha mútua entre nós, dentro delas nós descobrimos o poder de doação.

Pergunta: Se criarmos relações de amor e reciprocidade entre nós, dentro delas nós descobrimos a mesma força superior com a qual, como se diz, o povo judeu fez um pacto? O que é essa força superior?

Resposta: É a força superior de amor e doação, o desejo de fazer o bem aos outros a partir da nossa força de amor. As pessoas que têm uma conexão com a força superior são chamadas de povo judeu (Yechudi), judeus, porque entendem que deve haver unidade (yichud) entre nós e a força superior.

A força de recepção é dada a nós desde o nascimento, e é muito grande, especificamente nessas pessoas. Portanto, elas são chamadas de “povo de dura cerviz”. No entanto, nós entendemos que ela é necessária apenas para que, com a sua ajuda, nós descubramos a força de doação. A força do egoísmo queima dentro de nós e nos distancia um do outro, forçando-nos a procurar a força de doação e conexão.

De KabTV “Uma Nova Vida” 25/12/14