Realidade Objetiva Ou Equívoco Comum?

Dr. Michael LaitmanPergunta: Eles tentam eliminar o máximo possível o impacto dos fatores humanos nos resultados de uma pesquisa experimental. De forma oposta, por que a Cabalá coloca a pessoa no centro da pesquisa e conecta tudo a ela?

Resposta: É óbvio que tudo depende da percepção de uma pessoa; no entanto, nós nos esquecemos disso o tempo todo. Nós entendemos que nossos sentimentos são tudo o que temos. Nós ainda nos confundimos, achando que todo mundo vê o mesmo mundo e concorda com essa imagem. Assim, parece-nos que a imagem não depende de nossos sentimentos.

Aqui é onde reside o erro. Nós pensamos que, se sete bilhões veem a mesma coisa, é uma imagem objetiva. Mas, suponha que nós olhamos para um objeto voando no ar e dizemos que seu tamanho é de dois metros. Todo mundo o mede e concorda. Então, este objeto se aproxima e todos podem ver que ele tem dois quilômetros de comprimento. Mas, antes, quando o medimos, concordamos que tinha dois metros, pensando ser verdade.

Nós percebemos a verdadeira imagem do mundo em vez da imagem relativa baseada apenas na opinião geral. Nós não acrescentamos que ela existe apenas em relação aos nossos sentidos, mas esse é um acréscimo extremamente importante. Embora não seja necessária em nosso mundo, nós só queremos explorar a verdadeira realidade objetiva fora do mundo.

Uma realidade objetiva em nosso mundo é o que a maioria das pessoas acha que existe.

De KabTV “O Encontro dos Mundos” 12/05/14

Comente