Quando Todos Os Limites São Ultrapassados

laitman_220Pergunta: Os animais têm um sentido natural, um instinto, que os ajuda a sobreviver. Por que não temos tais instintos saudáveis que poderiam nos trazer prosperidade e crescimento na vida?

Resposta: Em geral, o homem não calcula, prefere imediatamente se render e faz o que exige o desejo. Ele não tem escolha: eu quero! E isso é tudo.

Pergunta: Será que nós, sabendo de antemão que os desejos estão nos manejando, podemos ultrapassar esta situação?

Resposta: No final, não. A única coisa que podemos fazer é realizar exercícios especiais para criar um hábito para superar um desejo com outro desejo, isso é tudo.

Digamos, uma mãe diz a uma criança: faça sua lição de casa que eu vou comprar um sorvete para você. Ela calcula que em vez de castigo, pode receber uma recompensa, e faz a lição de casa. Um cálculo está operando, mas o desejo obriga: eu quero uma recompensa sem trabalho ou esforço do meu lado. Eu não quero fazer a lição de casa e receber o sorvete, mas não tendo escolha, eu a faço. Então, eu odeio ainda mais a lição de casa porque não consigo me livrar dela.

Na verdade, não temos escolha, porque não podemos ficar contra nosso desejo. Somente o medo, e apenas num determinado nível, ajuda a pessoa a manter a atitude correta. Isso é chamado de educação por meio da moralidade: nós dizemos às crianças como sofreremos se formos arrastados pelos nossos desejos.

Este sistema cria muitos problemas. Limitando e assustando uma pessoa, nós podemos torná-la uma máquina que age somente pelo medo.

Pergunta: Será que essa estrutura protege a pessoa?

Resposta: A proibição moral e o medo de perder a recompensa no outro mundo mantém uma pessoa, mas só se o seu desejo de receber não for grande. Mas como hoje esse desejo cresce dia após dia, a religião e a moral não podem nos manter nessa estrutura. E nós fazemos tudo que queremos seguindo nossos desejos em todas as áreas: comida, sexo, família e relações na sociedade.

Essa abertura é percebida agora como uma norma: ela é conduzida assim, já não existem quaisquer limites. Nesse caso, uma pessoa precisa verificar: isto é melhor ou pior para ela? Antes ela estava sob a pressão da sociedade, que a limitava, como diz a educação inglesa tradicional, e agora ela se sente bem vivendo do jeito que quer. No entanto, vemos que ela não está contente.

Pergunta: Qual é o próximo passo?

Resposta: Os valores e o apoio mútuo que o homem recebe da sociedade. Portanto, é necessário trazê-lo para uma conexão mútua com o ambiente. Nessa conexão mútua, ele será capaz de esclarecer as normas necessárias para alcançar o que é desejado.

De KabTV “Uma Nova Vida” 07/11/14