Para Um Líder Não Pode Haver Interesses Pessoais

Um Produto do Povo

Pergunta: Nos últimos anos, uma sensação foi criada na sociedade de que os interesses pessoais dos líderes em vários níveis estão acima dos interesses públicos. Escândalos surgiram em todos os lugares e uma infinidade de livros foram publicados sobre o comportamento das autoridades.

Se no passado parecia que no caso de um claro conflito entre interesses pessoais e públicos, estes últimos seriam os vencedores, hoje, no entanto, tanto quanto parece, uma imagem oposta é retratada.

É claro que o ego crescente não deixa os líderes descansar. Cada um deles, entre os demais, querem entrar pelo menos um pouco na história e inscrever seu nome em suas tábuas. Muitos esforços são dedicados à luta para atribuir estas ou outras realizações a si mesmos. Mais do que isso, as decisões são muitas vezes feitas com o pensamento no reconhecimento que elas podem trazer.

Portanto, o que motiva os líderes hoje? Como eles podem integrar os interesses pessoais e públicos em suas atividades?

Resposta: Eu não acho que os líderes, nesse sentido, são piores do que as pessoas. Afinal de contas, eles cresceram como resultado deste grupo. Suponha que um ex-comandante militar ou gerente de fábrica ou chefe de departamento decida entrar para a política. Basicamente, ele é um produto das pessoas e não de uma dinastia real. Ele aprendeu no sistema educacional geral, terminou a escola e a universidade, e vive como qualquer outra pessoa.

Agora ele está perante o povo, porque tem um ego forte e mais energia. Além disso, os indivíduos do ambiente o incentivam e motivam a continuar a crescer e há também aqueles que o ajudam com dinheiro e conexões.

Em geral, por trás de cada pessoa que se imagina como nosso líder estão interesses esperando lucrar com sua chegada ao poder.

Um Líder Sem “Bagagem”

Pergunta: Existe a necessidade de um sistema especial de educação para os líderes?

Resposta: Certamente. Mas isso não vem da atual escolaridade que existe para os líderes, dos verdadeiros resultados que não são convincentes.

O problema é outro. Para ser um verdadeiro líder, a pessoa deve subir acima do seu ego. Ela deve ser fiel ao povo e até mesmo ao mundo, o qual não é ouvido. Primeiro de tudo, ela deve ser totalmente independente dos interesses pessoais. Neste contexto, um limpador de rua pode ser um líder melhor se tiver uma inclinação para o bem comum.

Em outras palavras, para liderar corretamente as pessoas, é necessário alguém que esteja pronto para fazer tudo o necessário para o bem das pessoas e alguém que não tenha interesses pessoais, mas apenas públicos. É possível verificar isso de uma maneira muito simples. A pessoa está imediatamente pronta para se livrar de toda a sua bagagem, salvo a parte que ela e a sociedade reconhecem como útil para o povo?

Pergunta: Do que um verdadeiro líder deve estar pronto para desistir?

Resposta: De tudo. Ele deve estar pronto para deixar o cargo de primeiro-ministro e se tornar um trabalhador simples se isso for do interesse de todos. O bem do povo deve ser o maior valor para ele. Mas nós vemos uma imagem oposta. As pessoas que já minaram a confiança do povo nelas e que já se encontram sob o desprezo público, apresentaram diante de todos a sua nulidade. Apesar da falta de compreensão e limitações, repetidamente e ano após ano, elas sobem mais alto.

Líderes são mantidos fortemente por suas cadeiras, benefícios e glória. Eles estão prontos para satisfazer suas ambições a qualquer preço, mesmo que, no final, as pessoas paguem o preço. Isto é duplamente perigoso para Israel, que está sob uma constante ameaça externa de aniquilação.

De KabTV “Uma Nova Vida” 16/12/14

Material relacionado:
Os Líderes Do Novo Século
Temos De Abraçar a Natureza A Fim De Avançar
A Vontade Do Povo Na Era Moderna