O Sono Da Noite É A Continuação Das Atividades Do Dia

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como a natureza nos desenvolve com a ajuda dos sonhos?

Resposta: Um estado vigoroso, cheio de energia, é chamado de dia. Quando nós estamos dormindo, saímos do nosso estado anterior e nos conectamos com o próximo estado, ativo. Um sonho é um estado pequeno (VAK – Vav Ktzavot), através do qual o nosso estado anterior, desperto, se conecta com o próximo estado ativo.

É semelhante ao ponto morto da caixa de câmbio de um carro que é usado entre as marchas quando trocamos a primeira marcha para a segunda e depois para a terceira marcha. Elas são separadas por um ponto morto, isto é, o sonho à noite.

Se não fosse o ponto morto, não seríamos capazes de mudar do primeiro, para o segundo, e depois para o terceiro estado. Não podemos subir para outros estados sem dormir.

Isso explica por que o sono é tão importante e por que demora tanto tempo: 8 horas! Quando ainda estamos em nossa natureza egoísta, ou seja, se as nossas intenções naturais são orientadas para o nosso próprio benefício, nós apenas temos que seguir as exigências de nossas necessidades físicas. O RAMBAM escreve que uma pessoa normal deve ter bastante sono.

Enquanto nós vivemos neste mundo material, devemos nos comportar normalmente, e uma noite de sono é um processo simples, fisiológico, que ajuda a tornar isso possível. Se a pessoa já alcançou um nível espiritual e age em prol da doação, por que ela precisa de uma noite de sono? O que isso significa para nós?

Os sonhos podem ser consequências dos eventos que experimentamos durante o dia. Nossa aspiração de alcançar estados espirituais mais elevados durante o dia nos permite fazer uma ascensão espiritual enquanto dormimos, ou pelo menos fazer os esclarecimentos pertinentes.

A sabedoria da Cabalá refere-se à noite de sono como uma continuação do dia, um estado vigoroso continuado. O sono é fisiologicamente essencial, tanto para aqueles que vivem somente dentro dos limites deste mundo como os que habitam no mundo superior, num nível espiritual.

De KabTV “Uma Nova Vida” 11/01/15

Comente