O Sistema De Atenuação Da Luz

Dr. Michael LaitmanA Torá “Levítico” 20:12: Semelhantemente, quando um homem se deitar com a sua nora, ambos certamente morrerão; fizeram confusão; o seu sangue será sobre eles.

“Deitar-se com sua nora” significa a conexão incorreta entre o nível inferior e superior do sistema espiritual.

O nível inferior pode entrar diretamente em contato apenas com o pai e a mãe porque tem uma conexão direta comum com eles. Todos os outros meios de comunicação são considerados secundários.

Se o nível inferior realiza um contato errado com o nível superior, isso resulta num curto-circuito. O nível inferior só pode receber Luz do nível superior através de determinados filtros, a chamada gradação Tselem (Tzadik, Lamed, Mem), ou seja, à imagem e semelhança. Como está escrito: “À Sua própria imagem eu criei o homem”.

O sistema espiritual é projetado para que o Criador venha em primeiro lugar, segundo a Sua imagem e semelhança, e, em seguida, o nível de um homem. Portanto, a imagem e semelhança são filtros, o sistema de redução gradual de um impacto em relação a uma pessoa, até o ponto onde ela se torna algo semelhante ao Criador, mas ainda permanece num nível inferior ao Criador.

Este é o sistema de filtros de atenuação da Luz, que são divididos em várias categorias, tais como, a qualidade da Luz, o seu montante nas linhas esquerda e direita, etc. Ao explicar este sistema, Baal HaSulam dá o exemplo de uma pessoa que pode olhar para o sol apenas com óculos especiais.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 23/04/14

Comente