No Caminho Dourado Para a Ascenção Espiritual

Laitman_041_01A Torá, “Levítico” 19:35: Não cometereis injustiça nos juízos, nem na vara, nem no peso, nem na medida.

A Torá leva a pessoa à meta e por isso tudo que ela faz é apenas a fim de avançar um pouco mais ao longo desse caminho. O equilíbrio incorreto das linhas direita e esquerda é chamado de “injustiça”. O equilíbrio é medido por “pesos ou medidas”, ou seja, pelos atributos humanos internos e pelas relações externas entre as pessoas. Portanto, você deve sempre seguir a linha do meio ao longo do caminho dourado, conectando as linhas direita e esquerda corretamente.

A Torá, “Levítico”, 19:36-37: Tereis medidas justas, pesos justos, um efá justo e um hin justo. Eu sou o Senhor, vosso Deus que vos tirei do Egito. Observareis todas as minhas leis e meus mandamentos, e os praticareis. Eu sou o Senhor.

A fim de transformar a força egoísta negativa numa força positiva, o que significa vestir a força da esquerda (a força egoísta) na força da direita (altruísta), de modo que elas operem em conjunto, nós devemos equilibrá-las com precisão. Isto significa que, na medida em que você tem altruísmo, o atributo de amor e doação, em sua mão direita, você pode usar o ego, a fim de anexá-lo ao atributo de doação. Esta ação coletiva cria a linha do meio que determina e serve como a conexão das duas linhas.

Quanto mais você avança em direção a conexão, amor e doação, mais o Criador revela o ego em você para que você tenha algo para equilibrar. Portanto, o ego de cada um que ascende cresce ainda mais. Isso está totalmente em contraste com a racionalidade do nosso mundo: nós acreditamos que, se formos corrigidos, nos tornamos melhor.

No mundo espiritual, uma pessoa avança ao longo de duas linhas, estabilizando a linha do meio pelas duas, e torna-se constantemente melhor ao longo da linha direita e pior ao longo da linha esquerda. Ela constantemente muda de uma linha para a outra e é, portanto, uma vez maravilhosa e uma vez terrível, e é tudo de modo que ela aprenda a trabalhar na conexão correta dos dois atributos.

É dito: “medidas justas, pesos justos, um efá justo e um hin justo”. Justo refere-se à linha média, o que significa a combinação correta dos dois atributos.

Comentário: Em nosso mundo, uma pessoa justa que é leal e confiável é dito ser “uma boa pessoa que não é egoísta e que está constantemente em doação e sempre pensando nos outros!”.

Resposta: Essa pessoa simplesmente não é desenvolvida o suficiente e é ingênua como uma criança pequena. Ela não reuniu e ainda não trouxe para fora tudo o que está nele.

As pessoas que seguem o caminho espiritual absorvem todo o ego universal. Elas descobrem um enorme potencial egoísta dentro delas, mas ele é mantido sob a cúpula da Masach (tela) e esta é a razão pela qual o seu potencial espiritual também é imenso. É porque todos os poderes do ego estão focados na doação, na direção espiritual.

Portanto, é muito difícil ascender os níveis espirituais. O ego constantemente puxa para baixo, enquanto você tem que puxar-se para cima. Assim, é dito que tudo em você deve ser medido com precisão.

Pergunta: Será que os estados que os Cabalistas atravessam podem ser vistos a olho nu?

Resposta: Os Cabalistas apresentam estados espirituais e corporais, os quais não são evidentes para uma pessoa comum. Eu sei que grande variedade de estados meu professor, o Rabash, costumava passar durante um dia, mas uma pessoa comum não entenderia.

Pergunta: O que você sentia sobre isso? Como é possível não esquecer que, apesar de você sentir uma pessoa em todas as suas revelações, ele é o seu grande professor?

Resposta: Estes são os dois lados de uma mesma moeda: uma atitude em relação ao corpo e uma atitude para com o espírito. Eu poderia facilmente distinguir entre os dois, visto que o corpo é um estado físico e eu sei como lidar com ele, já que sei alguma coisa sobre medicina e cresci numa família de médicos, mas quanto ao espírito, eu tentei não interferir.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 16/04/14

Comente