Dissipando Equívocos Sobre A Cabalá

Há grandes equívocos sobre a sabedoria da Cabalá. As pessoas perguntam: “Por que é necessário estudar a sabedoria da Cabalá? É interessante para nós saber quantos anjos existem no céu e como eles são chamados? É importante que denominemos os mundos, os Partzufim ou as Sefirot? Por que devemos sentar e aprender coisas impraticáveis ​​como essas que são irrelevantes para a vida real?”.

Nós abrimos o livro e lemos: Eis que antes das emanações serem emanadas e as criaturas criadas, a luz superior simples preenchia toda a existência. Onde tudo isso se encontra? Isto está tão longe de nós, fora deste mundo e do universo, fora deste espaço, no qual todos nós existimos juntos com o nosso planeta, o sol, e todas as estrelas. Tudo isso é abstrato e distante do nosso mundo.

Nenhum benefício prático é visto nem qualquer meio concreto que possibilite melhorar nossas vidas e executar qualquer ação. Sugere-se que nós simplesmente estudemos. Portanto, qual é o significado disso?

Além disso, há aqueles que dizem que porque este estudo é muito abstrato, é possível ficar louco. Já que estudar o Talmud e Mitzvot (mandamentos), o Shulchan Aruch, torna possível aplicar o estudo às atividades práticas e é preferível para a organização de nossas vidas. Nós somos capazes de oferecer uma boa educação e informação às crianças para que elas sejam capazes de avançar no caminho de seus antepassados.

Costuma-se pensar que a religião traz benefícios para as pessoas, enquanto a sabedoria da Cabalá é como uma espécie de filosofia. Então, por que uma pessoa comum precisa disso? Tal opinião é generalizada e comum no mundo.

Ou as pessoas pensam que com a ajuda da sabedoria da Cabalá é possível fazer milagres, ativando as forças do outro mundo. Assim, a sabedoria da Cabalá parece ser ainda mais perigosa, pois você está aparentemente trabalhando com o misticismo e é susceptível de prejudicar a si mesmo e aos outros. As pessoas são contra qualquer um estar envolvido com ela, pois quem sabe o que você é obrigado a fazer? Talvez você tenha acesso a algum botão vermelho, através do qual será possível explodir o mundo inteiro.

Mas todas estas opiniões errôneas são resultado da ignorância absoluta. As pessoas não entendem que a sabedoria da Cabalá é a mais prática das ciências e, ao se envolver com ela, é possível atrair a Luz que Reforma.

Na verdade, é difícil explicar isso. Mesmo aqueles que vêm estudar no início não entendem o que realmente querem e para que eles vieram. Depois de anos de estudo e aprendizagem, é revelado gradualmente a uma pessoa que a Cabalá é apenas um método prático. Isto porque com a sua ajuda, nós despertamos um poder único que muda tudo em nosso mundo, um poder que é chamado de Luz Superior.

Se nós não atraímos esta Luz, ela ainda age de acordo com seu plano. E assim ela nos controla de qualquer forma, mas apenas numa forma que é bastante desagradável e não desejável para a força superior ou para a pessoa.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 08/01/15, Escritos do Baal HaSulam

[151458]

Material Relacionado:

 

Um Comentário

  1. A cabala vem como uma chave que abre portas para o alto conhecimento e o conhecimento do Todo que somos, não se trata de uma filosofia ou religião, aliás ambas têm seu momento e necessidade, como uma fase que são que acabam por se mostrar insuficientes levando -à novas buscas. Sendo o estudo da cabala uma chave ela nos é dada não por imposição do homem pelo homem em suas justificativas do valor e importância desta literatura mas sobretudo por que não se pode parar um rio que corre para o mar, as ações do homem podem até dar a ilusão de que se conseguiu em sua superfície mas jamais em sua profundidade. O medo não pode determinar se é válido ou não trilhar por este caminho, ele o medo, afasta da verdade por em si mesmo ser uma negação do potencial de cada um. Só existe um caminho, o do retorno.

Comente