Diante Das Cãs Te Levantarás

laitman_761_2A Torá, “Levítico” 19:32: Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do ancião; e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor.

A sabedoria da Cabalá vê tudo o que acontece como um sistema de forças que gerem os desejos egoístas: a natureza inanimada, vegetal, animal e humana, e todo o mundo, todo o universo.

Se nós apresentarmos isso esquematicamente, veremos um sistema que é formado por 125 níveis, no qual cada desejo egoísta interno deve se tornar gradualmente altruísta. Então, a pessoa vai ver o mundo inteiro de uma maneira oposta, e em vez do nosso mundo, vai sentir que está no mundo superior. A matéria egoísta se tornará antimatéria.

Hoje, até mesmo os físicos dizem que a matéria negra que não sentimos é maior em força e ocupa um espaço maior do que toda a matéria que podemos ver e sentir em nossos sentidos egoístas.

Quando nós ascendemos os níveis da escada espiritual, cada novo nível é sempre mais altruísta, mais corrigido e mais iluminado do que o nível anterior.

Cada Partzuf – que significa cada estrutura da alma adquire a forma de um corpo humano. A Luz branca deixa o cabelo na cabeça mais claro, e é como se ele estivesse coberto de neve, como o Monte Hermon, que incorpora a cabeça do Partzuf espiritual.

Tal estado é chamado de grandeza ou “em pé”, como a pessoa deve estar diante das cãs (cabelos esbranquiçados, grisalhos) que lhe são reveladas desde cima, a fim de alcançá-las. Portanto, o mandamento, “Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do ancião”, nada tem a ver com a moralidade do nosso mundo, mas refere-se a uma correção espiritual.

A fim de alcançar o estado de “cã”, que significa subir ao próximo nível, onde tudo é baseado na doação absoluta, nós devemos estar em nosso maior estado, tendo corrigido os nossos desejos egoístas mais baixos; enquanto que o estado de pequenez ou “sentado” é caracterizado pelo fato de que nós corrigimos apenas a parte superior dos nossos desejos, os mais fracos.

Pergunta: Por que toda lei termina com as palavras: “Eu sou o Senhor”?

Resposta: Porque uma pessoa não pode justificar essas leis em nosso mundo. Somente se você aspira ao Criador, a fim de atingir a força superior e se assemelhar a ela, é que estas leis são para você. Estas são leis de seu movimento em direção à adesão com Ele.

Caso contrário, não há razão em observá-las. Pelo contrário, se você as observa para ter uma vida boa, você está se afastando Dele.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 16/04/14