Com O Fluxo E Contra Ele

Laitman_182_02Pergunta: A globalização, que já foi observada no mundo por um longo tempo, é compatível com as ideias da sabedoria da Cabalá?

Resposta: Certamente, a globalização é o programa de desenvolvimento para o mundo inteiro, e a sabedoria da Cabalá fala especificamente sobre a forma como o mundo se desenvolve e de que maneira nós, seres humanos, devemos nos adaptar a este desenvolvimento. Isto é porque nós temos liberdade de escolha; nós podemos ir ruma à meta que foi programada no plano da criação de forma boa ou ruim.

Toda a nossa escolha está nisso: ou a natureza nos empurra para frente através do sofrimento, até a próxima guerra mundial, ou nós vamos sabiamente ir de acordo com a natureza.

Pergunta: Você acha que há a ameaça de uma guerra mundial próxima?

Resposta: Certamente. A sabedoria da Cabalá adverte que pode haver uma terceira guerra mundial nuclear e até mesmo uma quarta. Mas, de qualquer forma, o programa da criação deve ser implementado; toda a humanidade deve se unir num único todo de acordo com os princípios das relações mútuas iguais, amizade, união e assistência mútua. De qualquer forma, a natureza vai nos forçar a isso se nós mesmos não entendermos que não há outra saída a não ser perceber o que a sabedoria da Cabalá fala e chegar a isso por um caminho suave e inteligente e não através do sofrimento.

Comentário: Os opositores da globalização dizem que quando todos nós reunirmos e unirmos, vamos perder a nossa identidade nacional.

Resposta: Que diferença faz o que perdemos e o que não?! Se a natureza está se movendo nesta direção, só um tolo pode ir contra ela.

É necessário dar uma olhada no movimento da própria natureza. Depois disso, você deve pensar: Você quer ir junto com ele? Se não, então você vai nadar contra a corrente; isso é problema seu. O que vai resultar disso? A Rússia é um exemplo ilustrativo.

Eu não estou dizendo que o Ocidente entende tudo no fim. Ele também inibe o seu movimento, juntamente com o fluxo, mas, pelo menos, ele muda. No Ocidente, apesar de tudo isso, existe algum tipo de entendimento da necessidade do progresso, pois ele está organizado de acordo com um princípio egoísta. Enquanto na Rússia, tudo foi organizado de acordo com um princípio ideológico. A ideologia ficou acima da natureza egoísta lá, e essa foi a sua ruína. A sabedoria da Cabalá fala sobre a nossa necessidade de subir ao próximo nível, acima da ideologia e do egoísmo.

De KabTV “O Ano Novo” 25/12/14

Comente