Chegou A Hora De Fazer Suas Malas

laitman_930Pergunta: Os judeus na França ficaram chocados com os mais recentes ataques terroristas. Alguns deles gostariam de emigrar para Israel, mas eles têm medo que a nossa solidariedade seja suficiente apenas para trazê-los aqui. Nesta situação, o que podemos dizer a eles, como devemos aconselhá-los?

Resposta: Pelo que eu entendo, eles estão diante de uma escolha: ficar ou ir para Quebec, onde a língua francesa é a língua oficial, ou ir para Israel. Poucos vão emigrar para os Estados Unidos.

Certamente, eu não posso tomar uma decisão por eles. Eu estou muito familiarizado com Montreal, a maior cidade de língua francesa fora da França. Seja qual for a cidade, isso ainda é exílio. Mas os judeus na França estão acostumados a isso, e, por enquanto, este é um lugar confortável e adequado para eles.

Se Israel abre seus braços e seu coração para eles, talvez valesse a pena vir para cá. A questão é: será que estamos prontos para organizar locais de trabalho para eles e, de forma geral, absorvê-los adequadamente. Sem dúvida, nós temos muito o que corrigir para realmente nos tornarmos um lugar atraente para os judeus da diáspora.

De uma forma ou de outra, eu espero que eles entendam que chegou o momento de fazer as malas e ir embora.

De KabTV “Como Feixe de Juncos”11/01/15

Comente