Atingir A Harmonia Com A Natureza

laitman_436Pergunta: No meu entendimento, a expressão “harmonia com a natureza” está em desacordo com as conquistas do progresso, como a Internet, a máquina de lavar e eletrodomésticos. Esses objetos e coisas estão conectados à natureza?

Resposta: É claro! Desfrutar seus benefícios, já não é o caso. Apesar de todas estas coisas, as pessoas que vivem em países desenvolvidos, onde não falta nada, são mais propensas a sofrer de depressão. Portanto, não são os aparelhos eletrônicos e nem o conforto com o qual uma pessoa se envolve, mas a ausência de paz interior.

Hoje, a humanidade pode sse alimentar abundantemente. Nós jogar fora um monte de comida e não podemos distribuí-las, porque não temos a devida conexão entre nós. Aí reside o problema! Em algum lugar, há pessoas que passam fome, mas nós não nos importamos com elas! Aparentemente, a ajuda humanitária é fornecida apenas para mostrar, mas, na verdade, tudo é jogado fora.

Pergunta: Em outras palavras, a unidade com a natureza não é a rejeição do conforto?

Resposta: Não! A unidade com a natureza não significa voltar à floresta, à selva. Sete bilhões de seres humanos não podem voltar para a selva. Aproximar-se da natureza significa compreendê-la! Não se trata da natureza que vemos ao nosso redor. Em vez disso, trata-se das forças internas e a fórmula pela qual ela funciona. Nós temos que atingi-las internamente, em nossos sentimentos, para entender o que está acontecendo e que forças nos rodeiam.

Estas forças são ocultadas de nós. Nós não entendemos o que nos controla. O que eu vou pensar em um minuto? O que vai acontecer amanhã? Por que isso aconteceu especificamente ontem? Eu não vejo o que eu influencio e o que me influencia, porque me falta o contato com o esquema em que eu existo.

Nós estamos num sistema que gerencia o nosso mundo, mas não sentimos isso. Como eu posso entrar em contato com ele, num entendimento mútuo, para que eu possa influenciá-lo e me influenciar?

Esse sistema é chamado de “mundo superior” porque controla o nosso mundo: toda a humanidade, todas as partes da natureza inanimada, vegetal e animal. Como podemos descobrir isso? Como podemos influenciá-lo corretamente para que em troca ele nos influencie corretamente? Esta é a essência da sabedoria da Cabalá; ela dá respostas para todas as questões da existência.

Enquanto uma pessoa não tiver revelado isso para si mesma, ela vai vagar na escuridão, como um cego, vai bater em cantos afiados e sofrer, especialmente em nossos tempos, onde o mundo está se tornando mais conectado. Portanto, se alguém age de forma incorreta em algum lugar, ele afeta todos.

Ao longo das gerações, a natureza tem movido todos nós para frente, até que nos tornamos bloqueados. Agora nós estamos começando a sentir o quanto essa conexão mútua nos obriga, e não conseguimos quebrá-la.

Hoje não temos outra saída. Nós temos que encontrar o estado em que podemos nos desenvolver harmoniosamente, confortavelmente, e de forma segura. E é isso que a sabedoria da Cabalá fala. Por isso ela ocultada antes do nosso tempo e só foi revelada agora.

De KabTV “O Ano Novo” 25/12/14