Apegar-se Ao Criador

laitman_527_03O Midrash, “Beshalach: O justo gritou no meio do povo: “Vamos satisfazer a vontade do Criador pacientemente”; aqueles que são fracos devem se dividir em quatro grupos. Cada um deles pensa que o seu plano de operação é o caminho certo.

Os representantes das tribos de Ruben, Shimon e Issacar estavam com medo e decidiram que era melhor saltar no mar do que enfrentar os egípcios. Moisés os acalmou: “Não tenham medo, tenham calma e vocês verão que o Criador vai lhes salvar”.

As tribos de Zebulom, Judá e José, convocaram: “Vamos lutar contra o Egito”. Mas Moisés os corrigiu: “O Criador vai lutar por vocês”. As tribos de Dan, Gad e Asher sugeriram invadir o acampamento egípcio e dar um susto lá. “Não”, disse Moisés, “fiquem aqui e desistam deste plano”.

Isto fala sobre a divisão de Israel em doze tribos que anseiam pelo Criador, mas não podem se unir numa só nação, uma vez que representam três linhas: direita, esquerda e do meio. Visto que há quatro fases de desenvolvimento em cada uma das linhas, três vezes quatro é doze tribos. Não podemos misturá-las, uma vez que avançamos numa determinada ordem, em colunas separadas no deserto.

Todos os problemas e divergências entre elas são necessários para entender que somente o Criador pode ajudá-las. Por isso, elas precisam aderir a Ele e não correr à frente ou ficar num lugar, nem atacar os desejos, tentando destruí-los ou afastar-se deles.

Em outras palavras, tudo o que acontece ao seu redor é organizado pelo Criador e tem lugar onde elas estão, “Não há outro além Dele”. A única coisa que resta é se conectar a Ele, e Ele vai resolver tudo. Todos os problemas são dados a nós para atingir a unidade.

Mas, ao mesmo tempo, todos os nossos atributos e impulsos nos despedaçam. Nós tememos permanecer no estado egoísta e não sermos capazes de deixá-lo; portanto, estamos com medo.

A única solução é agarrar-se ao estado que foi enviado de cima pelo Criador, percebendo que o medo não significa vamos temer os egípcios, não importa a forma que os desejos egoístas representem para nós, mas temer o Criador. Isso já é um tipo diferente de temor, um temor da grandeza do Criador. Se tivéssemos esse temor, ninguém iria temer os egípcios, o nosso ego.

Além disso, Moisés continua dizendo: “Não tenham medo, fiquem calmos, o Criador vai lutar por vocês, Ele vai salvá-los”. Portanto, todos os desejos de uma pessoa devem estar conectados ao Criador.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 30/04/14