A Origem Dos Sonhos

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que são os sonhos? Existem muitos mitos e contos de fadas em torno dos sonhos e este fenômeno tem preocupado a humanidade ao longo da sua história. Os antigos romanos e gregos tentaram decifrar sonhos. Mas até agora, este fenômeno permanece um mistério.

Uma pessoa gasta um terço da sua vida dormindo e sonha durante todo esse tempo, mas não se lembra mais deles. Desta forma, nosso cérebro processa e organiza todas as informações recebidas durante o dia.

Mas há sonhos que parecem transmitir uma mensagem especial, revelar o futuro. De onde vêm os sonhos?

Resposta: Mesmo a Torá fala sobre os sonhos: o sonho de Jacó e os sonhos do Faraó e seus ministros. O sono é um fenômeno natural, mas, às vezes, nós percebemos sonhos como algo que não é sério, como fantasias.

A sabedoria da Cabalá diz que durante o sono, o cérebro resume todas as informações recebidas durante o dia, e isto é o que percebemos como sonhos. Esses dados e alguns fluídos que se elevam no cérebro sem qualquer conexão com a matéria real, assumem formas especiais, e como resultado, vemos imagens incomuns de estranhos eventos, pessoas e animais.

Tudo isso é devido ao fato de que o sono, em oposição à realidade, não tem nenhuma base material. Eis porque tudo acontece como se no ar e sem considerar nossos desejos específicos. Além disso, um sonho pode revelar aqueles desejos que gostaríamos de perceber, mas não somos capazes, medos que nos atormentam e dos quais não podemos escapar, todos os tipos de fantasias e experiências agradáveis e desagradáveis que já passamos.

Entre eles, há aqueles que nós preferiríamos esquecer. Talvez, na vida real, nós conseguiríamos isto, mas eles ainda vivem em nós inconscientemente. Portanto, enquanto nós dormimos e nos afastamos do mundo real e do ambiente que não nos afeta, todos esses medos e sentimentos despertam em nós e vêm à vida em um sonho.

Os sonhos podem dizer muito sobre uma pessoa, como seu estado interior, desejos, pensamentos, todos os tipos de planos, medos e obstáculos. Quando ela está sob hipnose, é possível estudar e aprender muita informação. Neste estado, a pessoa perde o controle sobre si mesma e se abre ao estudo.

De KabTV “Uma Nova Vida” 11/01/15

Comente