A Nova Classe Vai Explodir O Mundo

laitman_926_01Nas Notícias (de Expert): No início do século XX, parecia que a classe trabalhadora estava se tornando a maioria e que chegaria ao poder pelo voto democrático. Países europeus se declararam sociais, isto é, reconheceram suas obrigações para com os cidadãos para protegê-los de desemprego, doença, velhice.

“No entanto, os problemas econômicos que surgiram na década de 1970 forçaram a elite ocidental a rever as políticas econômicas e sociais. O moderno capitalismo neoliberal gera uma nova classe de pessoas marginalizadas, sem quaisquer direitos sociais. O estado de bem-estar está falhando.

“O egoísmo da classe média foi tentado pelas promessas dos neoliberais de cortar impostos, da privatização da habitação, participação na privatização da propriedade estatal. Os socialistas queriam se tornar proprietários. E essa utopia era infundada como a comunista.

“A globalização abriu uma economia de mercado, China e Índia, com recurso ilimitado de mão de obra barata. A economia tornou-se incontrolável.

“Isso deu origem a uma nova classe em países desenvolvidos: o precariado, que se caracteriza pela falta de segurança no emprego, pensões, seguro desemprego, seguro de saúde, a restrição dos direitos civis, políticos e econômicos. Há cada vez mais pessoas assim.

“Por enquanto, suas ações muitas vezes resultam em motins e desordens”.

Meu Comentário: O futuro tende a revoluções e guerras ou a equalização gradual e consciente do bem-estar e a prosperidade da população, o que só é possível com a educação universal obrigatória para todos os cidadãos, no âmbito do método da educação integral.

Comente