A Humanidade Não Tem Soluções Para Os Problemas Do Século XXI

Dr. Michael LaitmanOpinião (Igor S. Ivanov, político russo, ex-ministro do exterior russo): “Em conexão com a crise ucraniana, o mundo começou a falar sobre um retorno aos tempos da guerra fria. Mas o retorno à guerra fria do século XX é impossível. O mundo mudou drasticamente.

“Naqueles anos, as relações internacionais estavam se desenvolvendo dentro da ordem mundial, resultantes da Segunda Guerra Mundial. Nós vivíamos com medo de uma catástrofe nuclear em todo o mundo, e esse medo forçou a União Soviética e os Estados Unidos a negociar a redução das capacidades nucleares e controlá-las.

“Hoje, a velha ordem mundial deixou de existir, mas uma nova ainda não foi estabelecida. Instituições internacionais, lideradas pela ONU, estão se tornando menos eficazes, e as normas do direito internacional são violadas por causa de interesses políticos.

“Nas vésperas do ano novo de 2015, muitos começaram novamente a desejar uns aos outros ‘que não haja nenhuma guerra’. Essa premonição de guerra deveria despertar os políticos a pôr de lado suas ambições e ressentimentos e iniciar um diálogo sério sobre a nova ordem mundial. Caso contrário, em vez de guerra fria, teremos uma guerra real, grande”.

Meu Comentário: O problema não está em iniciar um diálogo, mas no fato de que ninguém tem uma solução, uma ideia. Uma solução Cabalística para levar o mundo à unidade sem fronteiras não é atraente aos políticos. Afinal de contas, para isso é necessário corrigir a natureza humana. A Cabalá promete fazer isso, mas as pessoas ainda não têm nenhum desejo. Será que nós precisamos mesmo de grandes ameaças?

Comente