A Decisão Mais Importante

Laitman_043Baal HaSulam, Artigo 69, “Primeiro Será a Correção do Mundo”: E a raiz de Israel vem do interior dos mundos. Este é o significado de “pois éreis o menor de todos os povos”.

No entanto, ao corrigir o interior, o exterior também é corrigido, embora em pequenas partes. E o exterior será corrigido cada vez (até que muitos centavos se acumulem numa grande soma de dinheiro), até que todo ele seja corrigido.

Nós sabemos que a fonte das quatro fases da Ohr Yashar (Luz Direta) é a fase da raiz, o Kutzo Shel Yud (ponta da letra “Yud”). Na continuação, houve o “Yud“, um Kli completo, Hochma, a primeira fase. Depois, surgiu a segunda fase, Bina, o primeiro “Hey“. Depois, há a terceira fase, Zeir Anpin, (ZA), “Vav “, e, no final, há a quarta fase, Malchut, o ” Hey” inferior.

Em geral, no curso do desenvolvimento, a doação se torna recepção, e, depois disso, retorna à doação e retorna à recepção, e no final, no desejo de receber. Mas, no desenvolvimento dos Kelim, existe um limiar particular, que antes dele, no nível de Keter (K), Chochma e as três primeiras Sefirot (Gar de Bina), o desenvolvimento teve que ser de cima para baixo, sem qualquer reação, sem qualquer atividade por parte do Kli.

A verdade é que a primeira reação foi criada entre Hochma e Bina, o desejo de se parecer com Keter. Mas, especificamente Bina recebeu a decisão consciente de que queria ser como Keter; por isso ela age como Keter, constrói o desejo de receber, e doa à Keter.

Desta forma, há Kelim que se assemelham a ação do Criador, nos quais Ele doa: esses são “Galgalta ve Eynaim” (GE); e há Kelim nos quais ocorre o que o Kli decide no meio de Bina, e estes são chamados de AHP. E o ponto de decisão é o terço médio de Tiferet.

De acordo com essa estrutura, Malchut começa a ser construída e a se assemelhar com todas as fases anteriores (=) e ela mesma é dividida em conformidade com as dez Sefirot. Ela constrói as dez Sefirot de Ohr Hozer (Luz de Retorno).

The Most Important Decision-1

Malchut é construída dentro do ponto interior (•). O círculo mais próximo a ela é Galgalta ve Eynaim e o próximo círculo é AHP. É assim que os Kelim estão divididos.

Com a Shevira (quebra), as diferenças entre Galgalta ve Eynaim e AHP são apagadas, pois tudo está destruído, pulverizado e misturado. Mas, na correção desse gigantesco “bloco” de Kelim, nós começamos a elevá-los com a ajuda da Ohr Makif (OM) (Luz Circundante) que ilumina à distância, e os primeiros Kelim que foram incluídos no processo são Kelim que pertencem a Galgalta ve Eynaim, porque eles são mais refinados.

The Most Important Decision-2

Estes Kelim que são mais atraídos à Luz que Corrige são revividos mais rapidamente. Portanto, eles são chamados de Israel (Yashar El), ansiar pelo Elyon (superior). Eles são mais “leves” do que todo o resto dos Kelim porque pertencem aos níveis do Aviut (espessura, o desejo de receber) de Shoresh, Aleph e Bet (0,1 e 2). Estes são os menores desejos de receber, sobre os quais Baal HaSulam escreve e os chama de “Pnimit HaOlamot” – interioridade dos mundos). Depois disso, vem a vez da correção das “nações do mundo”.

Portanto, cabe a nós corrigir os Kelim que pertencem à Galgalta ve Eynaim. Eles são especificamente importantes para nós, pois se eles fossem corrigidos egoisticamente e decidissem construir-se do “terço médio de Tiferet” para cima, os Kelim de AHP poderiam se conectar com eles, aqueles que não estão prontos para realizar qualquer correção, porque não foram preparados diretamente a partir da raiz pelo Criador, mas foram criados como resultado da decisão de Israel, Galgalta ve Eynaim. Portanto, eles dependem completamente de Israel, e vêm a Israel com queixas em todas as situações.

Assim, verifica-se que se os Kelim de Israel não fazem as correções que lhes incumbem, eles são culpados pelos Kelim de AHP por não estarem ainda corrigidos.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 16/07/14, Shamati # 69