A Civilização Dos Insensíveis

Dr. Michael LaitmanPergunta: Ultimamente há tal direção como a economia comportamental. Muitos estudos mostram que os seres humanos não são criaturas racionais, mas, em vez disso, são gerenciados por impulsos sensoriais, e geralmente agem em seu próprio prejuízo. Você concorda com essa afirmação?

Resposta: O ser humano é o desejo de receber, e o desejo de receber é desprovido de lógica (racionalidade). Cada um escolhe exatamente o que lhe desfruta. Mas, aparentemente, a minha escolha racional depende de educação, hábito e valores.

Há também outros fatores: medo da morte, desejo de sucesso, e olhar bem nos olhos de seus pares no seu ambiente. A sobrevivência e os instintos sexuais desempenham um papel que não é menos importante.

Pergunta: Por algum tempo, os psicólogos têm tentado identificar essas forças ocultas que não nos permitem tomar decisões racionais (lógicas).

Resposta: Hoje, no longo caminho do desenvolvimento, e através do nosso maior poder, vemos que toda a nossa civilização é completamente irracional. Ela age destrutivamente em relação a si mesma e escolhe deliberadamente o caminho do sofrimento.

Por exemplo, uma mãe ensina seu filho: “Seja conciliador para com os outros, fique quieto, e você vai ter mais amigos”. No entanto, ele diz categoricamente: “Eu não quero!”. Nós vemos exemplos assim não só nas crianças. Adultos e grupos inteiros de pessoas lutam, matam e se destroem apenas por inveja, vaidade e desejo de dominar.

É completamente compreendido que a aspiração de preencher nossos impulsos interiores e nossa irracionalidade é o que nos gere, e nós só empregamos nosso intelecto mais tarde, quando é necessário conseguir o que queremos.

Pergunta: A expressão, “O ser humano é uma criatura emocional”, indica que ele sente o despertar de um desejo dentro dele. A que ele é sensível?

Resposta: Ele é sensível ao que ele está faltando, ou seja, de acordo com o que precisa. Ele presta atenção em si mesmo o tempo todo: “O que eu quero? Que tipo de desejo é despertado em mim agora, obrigando-me a satisfazê-lo? Eu sou um escravo dos meus desejos; eles me dominam”.

Pergunta: Se o intelecto só serve aos desejos, onde se encontra a sabedoria?

Resposta: Ela se encontra dentro do desejo. O desejo de receber é a nossa natureza. Isto é aparente em todos os níveis. Os átomos mantêm sua forma, as plantas absorvem substâncias benéficas e emitem substâncias nocivas, e os animais se multiplicam. Tudo isso é o desejo de receber, e ele se satisfaz com todos os tipos de coisas agradáveis, de acordo com um programa que existe em cada pessoa.

É assim que a sabedoria se manifesta nos níveis inanimado, vegetal e animal. Exceto nos seres humanos, o programa da vida de todos os outros seres vivos não pode ser alterado. Cada gato vai comer peixe por prazer, mesmo que nunca tenha experimentado anteriormente. Tudo é diferente com os seres humanos. Você não começa a comer comida chinesa se está acostumado com uma cozinha eslava desde a infância. O que pode ser obtido disso é que os seres humanos passam por um programa único, que nós chamamos de educação.

De KabTV “Uma Nova Vida” 11/07/13