Um Mundo Sem Fronteiras

Dr. Michael LaitmanA Torá “Levítico”, Parshat Kedoshim, 19:23-25: E quando tiverdes entrado na terra, e plantardes toda a árvore de comer, ser-vos-á incircunciso o seu fruto; três anos vos será incircunciso; dele não se comerá. Porém no quarto ano todo o seu fruto será santo para dar louvores ao Senhor. E no quinto ano comereis o seu fruto, para que vos faça aumentar a sua produção. Eu sou o SENHOR vosso Deus.

Pergunta: Qual é a intenção da divisão em três, quatro e cinco? O que é essa gradação dentro de uma pessoa?

Resposta: A pessoa que está envolvida em se corrigir tem cinco níveis de ego dentro de si mesma. Nos primeiros três níveis (0, 1, 2) ela ainda não pode sentir seus desejos egoístas, assim como uma criança que também é inconsciente de si mesma. Depois que ela passa por esses três anos, ela atinge o quarto nível, o nível do sagrado.

No quarto nível, o nível de Bina, ela deve dar todos os frutos que desenvolve no nível atual. Isso é chamado de “doar para doar”. E no quinto nível, a sua recepção será destinada a doar; portanto, neste nível, ela pode consumir os frutos de seu esforço.

No mundo físico, ao falar sobre cumprir a Mitzvah (preceito) de consumir frutas, nós devemos levar em conta apenas o que cresce dentro das fronteiras da terra de Israel, e não o que está fora da terra. Assim, de geração em geração, têm havido constantes debates sobre onde acabam as verdadeiras fronteiras de Israel. De acordo com as fronteiras bíblicas, todas as terras do Rei Davi, que existiam antes mesmo do primeiro Beit HaMikdash (templo), pertencem a Israel.

Isto incluiu uma área bastante ampla, que incluiu a Transjordânia, Síria e Líbano. Assim, quando nós trazemos uma fruta que cresce de lá, um problema é criado. Por um lado, os israelenses não desenvolvem a fruta, mas, por outro lado, não está claro no território de quem eles estavam trabalhando. Há muitas questões aqui, mas elas não nos afetam, uma vez que estamos envolvidos com a correção espiritual e não a correção física.

É dito: “E quando tiverdes entrado na terra, e plantardes toda a árvore de comer”. No trabalho espiritual, quando você chega a um desejo e começa a trabalhar com ele, ele se transforma do nível inanimado para o vegetal. Você só pode usá-lo “a fim de dar” depois de passá-lo pelas primeiras quatro fases: 0, 1, 2, 3 sem usá-lo, pois na quarta fase de Bina, tudo é transmitido ao Beit HaMikdash (Templo Sagrado). Apenas na última fase é possível usá-lo para si mesmo, porque agora a sua recepção será a fim de doar.

Pergunta: Você acha que as fronteiras físicas de Israel devem ser como naqueles dias do rei Davi?

Resposta: De acordo com o Talmude, houve um tempo em que as fronteiras de Israel se estendiam do rio Nilo, de um lado, incluindo o Sinai, e, do outro lado, até a Babilônia.

Eu suponho que não precisamos discutir isso, porque a correção que está forçadamente se aproximando de nós agora, destrói de qualquer forma todas as fronteiras e borra-as entre os diferentes povos, suas culturas, e todas as diferentes formas de vida. A correção unirá tudo e a mistura das pessoas em si vai se tornar a mesma Babilônia, exceto corrigida.

Pergunta: Por que isso não afeta diretamente Israel? Por que a mistura de diferentes povos ocorre em todos os lugares, ao passo que Israel é aparentemente deixado de lado?

Resposta: Porque Israel deve ser o professor, o líder da correção global, e deve prover a demonstração da correção.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 09/04/14

Comente