Um Desejo Tempestuoso Para Com A Luz

laitman_276_01A Torá, “Levítico” (Kedoshim), 19:27: Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificareis as extremidades da tua barba.

Cabelo simboliza a forma como a Luz de Hochma se espalha de uma unidade especial do mundo de Atzilut, do Partzuf de Arich Anpin. Nós devemos acrescentar constantemente o desejo de subir a este sistema.

A palavra “Se’arot” (cabelo) vem da palavra hebraica “Sauer” (tempestade), que significa excitado e animado em seu desejo. Portanto, nós devemos sempre tentar manter certo nível de tensão, de anseio pela corrente da Luz de Hochma, e, assim, ela vai descer.

É dito: “Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificareis as extremidades da tua barba”, especialmente o cabelo que desce do alto da barba. A questão é que nós podemos distinguir 13 partes da barba no trabalho espiritual, cada uma das quais necessita uma correção especial, uma vez que é uma descida gradual da Luz Superior aos inferiores, às nossas almas.

A Luz de Hochma, que aparentemente flui num sistema de enfraquecimento, é como uma estação de energia e diferentes subestações de transformadores em nosso mundo, que mudam gradualmente a alta tensão de digamos 50.000 volts para 220 volts ou 115 volts. Assim, você precisa controlar constantemente este processo para manter o seu desejo em suspense, já que a descida da Luz depende disso.

Existem muitos sistemas de back link (ligações de entrada) hoje, como contadores que determinam o consumo de energia elétrica nas diferentes horas do dia. Um pequeno computador está instalado que calcula o consumo de energia elétrica, e na estação de energia eles sabem quantos quilowatts você consome num determinado momento durante o dia ou a noite. Isto significa que você está ligado à estação de energia.

No trabalho espiritual há uma ligação semelhante com a fonte de Luz. Você precisa concentrar seus desejos de modo que graças a eles a Luz será extraída da fonte e descerá. A menos que seus desejos pela Luz alcancem a fonte, ela não começará a gerar energia e ser focada em você.

Esta é uma ação chamada “Se’arot“, quando você sofre querendo que a Luz da correção desça sobre você e permita que você trabalhe para doar.

Comentário: Apesar de sua falta de compreensão destes processos internos, uma pessoa ainda anseia em mantê-los num nível corpóreo. As pessoas religiosas, por exemplo, mantêm estes mandamentos, pelo menos externamente.

Resposta: Não devemos fazer analogias entre os dois mundos. Nós somos o que somos e devemos ser apenas como nascemos.

Primeiro, nós temos que pensar em como nos assemelhar à figura espiritual, enquanto a externalidade é um conceito relativo.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 09/04/14

Comente