Tudo Volta Ao Início, Mas Em Outra Dimensão

laitman_537Pergunta: O que significa que a cada dia e a cada momento tudo começa de novo?

Resposta: Nós nunca começamos do mesmo estado que já passamos. Cada vez há uma questão nova, um novo sentimento. Mas cada vez nós começamos do zero, esquecemos o que ocorreu antes, como se não tivéssemos feito nada.

Há tais estados dos quais não nos lembramos de nada; é como se estivéssemos em algum nevoeiro, confusão, num estado que não entendemos e não estamos acostumados. Você sente que está perdido, como se perdesse o seu caminho e não reconhecesse o que está acontecendo ao seu redor. Tudo parece estranho e desconhecido.

É assim que eles levam você a um novo estado, onde você deve fazer um esclarecimento, uma investigação de onde você se encontra e o que você está fazendo. É assim que você deve começar cada nova etapa, pois ela inclui em seu interior dez Sefirot completas em desejos, luzes e situações.

Depois, a pessoa se acostuma com isso, como se eles trocassem um disquete dentro dela, instalassem um novo programa e, assim, ela começa a se comportar de maneira diferente, reage de forma diferente, vê o mundo de outra forma; tudo é diferente. Nós temos que nos acostumar com a necessidade de passar por muitas mudanças. Só alguém que não se desenvolve não muda.

Toda a natureza evolui: mesmo os níveis inanimado, vegetal e animal, e também os seres humanos comuns, ou seja, toda a humanidade. Porém, com o Cabalista, a evolução é expressa numa absorção diferente da realidade, numa divisão da realidade no por que e o que eu absorvo e sinto. E isso acontece mesmo antes de começarmos a subir a escada espiritual, onde já acontece uma mudança muito forte, bem como a qualidade dos estados. A diferença entre dois estados adjacentes na escada espiritual é imensa. Eles são simplesmente diferentes dimensões.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 26/11/14, Escritos do Baal HaSulam

Comente