Transforme Os Obstáculos Num Grau De Elevação

Laitman_041_01A Torá “Levítico” ( Kedoshim ) 19:14: Não amaldiçoarás ao surdo, nem porás obstáculo diante do cego; mas temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor.

Se traduzirmos a língua da Terra em leis espirituais muito simples, então a audição é Bina, e a visão é Hochma.

Os surdos são pessoas que não possuem o nível de Bina, a qualidade de doação, e os cegos são aqueles que não têm o nível de Hochma. Por isso se diz, não coloque obstáculos diante do cego, pois alguém pode tropeçar, já que não há sensores, nenhum dispositivo interno para ver, analisar e determinar o que é bom e o que é ruim nestes níveis.

Um obstáculo é tudo aquilo que você não consegue usar corretamente no caminho espiritual. Se você tivesse a visão, você o definiria não como um obstáculo, mas como uma oportunidade de superar e subir para um nível superior. Depois que uma pessoa cega se depara com um degrau que é invisível, ela tropeça e cai, mas aquele que vê o degrau sobe cada vez mais alto. Tudo depende se você é capaz de lidar com esse obstáculo, transformá-lo numa alavanca para se elevar ao longo da escada espiritual.

Acontece que o surdo não é capaz de subir para o nível de Bina com a ajuda de obstáculos, e o cego não é capaz de fazer o mesmo ao nível de Hochma. Portanto, você deve sentir o nível da outra pessoa, o que é para o benefício dela e o que não é, e levá-la suavemente, como uma criança pequena, de modo que ela comece a estudar, subir, descer, mas não cair. É assim que você deve tratar qualquer pessoa, seguindo a regra do “ama o próximo como a ti mesmo”.

Nós educamos as crianças por suaves ensinamentos e moral em nosso mundo. Uma análise e averiguação sérias ocorrem no mundo espiritual sobre se é possível transformar os obstáculos num nível de subida.

É por isso que você tem que agir de modo que existam obstáculos na frente de outras pessoas, pelos quais elas possam subir. Você deve entrar na outra pessoa, compreender em que nível ela está, e inclusive ajudar essa pessoa a encontrar um obstáculo que ela possa superá-lo.

Esta é a ajuda mútua, quando todos se fundem numa causa comum: por um lado, revelam obstáculos um ao outro, e, por outro lado, ajudam a superá-los. Assim, apoiando-se mutuamente, as pessoas se elevam como alpinistas.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 02/04/14

Comente