“Sereis Santos…”

laitman_740_03A porção “Kedoshim” (“Santidade”) da Torá explica que todos nós temos que atingir o nível de santidade.

“Serei santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo” (“Sereis santos, porque eu, Adonai vosso Deus, sou santo”), ou seja, nós temos que chegar a completa renúncia de nossos egos. A pessoa é incapaz de se livrar de seu egoísmo, mas pode se elevar gradualmente acima dele ao nível de santidade e transformar toda a profundidade de seu egoísmo em altruísmo, doação e amor. Ao mesmo tempo, o egoísmo não desaparecerá. No entanto, por causa dele nós atingiremos este estado elevado.

O desejo de sair de seu egoísmo se mostra sob a influência da pressão interna, que, por sua vez, depende da presença de uma alma. Se assim for, a pessoa começa cada vez a se elevar cada vez mais alto até que atinge o nível de Bina, a propriedade de doação, a qualidade de santidade, e começa a seguir as leis da Torá.

Depois, a pessoa progride mais, porque não é o fim da correção ainda, mas sim o começo, a primeira parte.

A observância das leis da Torá é o “redirecionamento” do nosso ego que usamos numa maneira oposta ao nosso egoísmo. Se anteriormente a pessoa se esforçava para receber e gostava de explorar os outros, agora ela se mantém para o bem dos outros. Isso é chamado de receber em prol da doação.

Pergunta: Será que a Torá diz como acontece o redirecionamento do egoísmo?

Resposta: Em geral, isso se refere à elevação acima do egoísmo. A primeira parte da Torá é dedicada aos meios para alcançar a santidade. Mais tarde, ela descreve a entrada na terra de Israel, a correção do ego. No entanto, a Torá descreve apenas as maneiras apropriadas para o povo de Israel, isto é, aqueles que atingem este estado.

Quanto à correção de todo o mundo, ela não é descrita na Torá, mas em outros livros Cabalísticos, como O Livro do Zohar e outros.

Pergunta: Será que isso significa que a Torá não é escrito para o mundo inteiro?

Resposta: Como fonte, a Torá é para o mundo inteiro, porque está escrita na língua universal que está disponível para toda a humanidade. Mas, para usar o texto da Torá diretamente, as pessoas têm que estar no nível de santidade, no qual, por exemplo, Moisés escreveu a Torá. É por isso que nós não entendemos o que está escrito nela.

Pergunta: Em outras palavras, depois de subir acima dos nossos egos, nós realmente entendemos e sentimos o que a Torá diz. Como ocorre a ascensão: consciente ou inconscientemente?

Resposta: A pessoa tem que agir conscientemente. A Torá nos dá uma direção: “Sereis santos”, que é buscar essa regra constantemente. É por isso que nós temos que dominar completamente o nosso egoísmo e elevá-lo ao nível de santidade.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 09/04/14

Comente