Por Que Nós Voltamos A Esta Terra?

laitman_749_01Pergunta: Os israelenses estão acostumados a viver em estado de guerra e terror, com uma intifada que vem acontecendo há anos. Nossa situação hoje é especialmente alarmante e há um sentimento de que perdemos qualquer esperança de resolver a crise atual. Mesmo que consigamos chegar a um cessar-fogo será apenas por um breve intervalo.

Há um sentimento de que estamos vivendo em um filme que se repete uma e outra vez: mais uma operação militar, e tudo se repete em uma versão mais difícil. Não há nenhum sinal de esperança. Como você vê a situação em Israel, suas causas e solução?

Resposta: Os próprios israelenses são a razão desta situação. Os árabes estavam vivendo pacificamente nesta terra e nós viemos aqui e começamos este conflito. Essa é a razão: os judeus que vieram para a terra de Israel.

Os árabes não acham que esta é a terra de Israel e reivindicam que ela pertence a eles. Eles dizem: “vocês não podem levar em conta o que aconteceu aqui há dois mil anos. Que prova vocês têm que esta terra pertencia a vocês dois mil anos atrás? Nós temos vivido aqui formando muitas gerações, e, de repente, vocês vêm e a exigem de volta. Se vocês têm sido tratados mal em algum outro lugar não é motivo para nos expulsar daqui!”.

Estes argumentos fazem sentido. Se nós dissermos que somos a nação israelense, que declarou a fundação do estado de Israel nesta terra, nós precisamos trazer argumentos que todo mundo concorde. O fato de que nossos antepassados viveram nesta terra há dois mil anos não é a razão. O estado de Israel será reconhecido somente se nós viermos aqui para fazer o bem a todos, para todo o mundo, e é isso que toda a humanidade necessita.

Eles concordarão conosco só se pudermos provar aos nossos vizinhos árabes que viviam aqui, para os judeus mesmos e para todas as nações do mundo que nós nos instalamos nesta terra para cumprir nosso papel especial que o mundo inteira precisa. Mesmo que pessoas ainda não entendam isto, nós temos que explicar isso a elas.

Se todos perceberem que nossa existência nesta área é justificada, o mundo irá nos apoiar. Mesmo se alguém não nos quiser aqui, nosso retorno a este lugar por uma causa sublime será justificado e não será que simplesmente viemos expulsar aqueles que viviam aqui antes de nós.

Curiosamente, em 1948, quando houve a declaração do estado de Israel, ele recebeu o apoio da maioria das nações. Eles pensaram que estavam fazendo uma coisa boa e esperavam que a nação de Israel na terra de Israel seria um fenômeno especial. Até recentemente, muitas pessoas ainda nos apoiavam, mas não fazem mais isso.

Após 66 anos de existência do estado independente de Israel, o mundo inteiro deixou de apoiar o estado de Israel e acredita que este estado não justifica a sua existência e ainda não cumpriu a esperança que todo mundo tinha nele. Mais uma vez, as nações do mundo afirmam que a nação israelense provoca grandes danos ao mundo inteiro. Em outras palavras, eles querem dizer que esperam que façamos coisas boas para todo o mundo.

Assim, eles declaram que dependem de Israel e consideram isso o fator mais importante em toda a história humana, especialmente em nossos tempos, quando estamos numa crise global, e ninguém sabe para onde ir a partir daqui.

Consequentemente, uma nova onda de antissemitismo, de ódio pelo estado de Israel e pelo povo judeu, está se elevando novamente. O mundo está declarando que Israel na sua forma atual é indesejável, porque provoca grandes danos.

Nós devemos entender que mal estamos causando no mundo, porque queremos ser como todas as outras nações e tratar todos bem. Nós levamos o conhecimento e invenções ao mundo e estamos prontos para dar mais do que qualquer outra nação.

Israel é um dos países mais humanitários do mundo, prestando assistência aos seus inimigos e cuidando deles em seus hospitais. Mas as nações do mundo não aceitam isso e não consideram qualquer ajuda humanitária que damos como algo positivo. Aparentemente, elas esperam algo totalmente diferente de nós.

É como uma criança pequena que tenta se comportar bem, mas não quer estudar ou ir para a escola. Não importa quão bem ela se comporta em casa, seus pais não estão satisfeitos com ela, já que há outra coisa que ela tem que alcançar e não quer.

De KabTV “Uma Nova Vida” 17/07/14

Comente