O Grande Propósito De Uma Peça

Cada um de nós já viu uma pequena criança assistindo a um desenho animado pela centésima vez, de boca aberta, com grande emoção. Por que ela vê algo que viu anteriormente, ontem e anteontem, com tanto entusiasmo?

Um adulto assiste a um filme que ele viu antes, enquanto uma criança assiste a mesma coisa como se enfeitiçado. A idéia é que uma criança está mudando, ela é inovada todos os dias! E o adulto já está resolvido.

A criança se renova dia a dia, de modo que um filme que ela vê dez vezes é novo para ela o tempo todo. A criança está crescendo o tempo todo, e seu intelecto e emoção estão a desenvolver de tal forma que o que viu ontem é diferente do que ela vê hoje. Afinal de contas, ela está vendo o mesmo filme com olhos diferentes.

E um adulto não fica renovado como uma criança. Até a idade de 17-18 ele está crescendo, mas depois atinge a saturação e absorve novas impressões com dificuldade. Ele torna-se renovado cada vez menos até que sua vida acaba.

Mas quando assistimos a um show que deixa uma impressão forte em nós, nós absorvemos impressões como crianças. Um bom filme, uma peça de teatro, ou uma ópera, nos leva para longe, estimula todos os nossos sentidos e penetra-nos. Se realmente é um bom show, é como ele influencia uma pessoa.

Pergunta: isso pode me ajudar na vida?

Resposta: Isto depende da mensagem que se encontra dentro da peça, o que nos impressiona, e seu tema. Portanto, o teatro pode ser um meio muito poderoso de educação, mas não estamos a usá-lo corretamente.

Pergunta: Vamos dizer que por duas horas fico impressionado por um show com uma mensagem educativa. Depois, eu saio para a rua e volto à rotina de vida. Então o que resta em mim?

Resposta: Você já não volta mais como a mesma pessoa. Se o show foi construído corretamente, você está mudado. Você não está apenas assistindo a uma peça de Shakespeare sobre algo que aconteceu há centenas de anos.

A peça toca seu ouvido, e você se relaciona a ela como uma parte de sua vida atual. Por isso, continua dentro de você permanentemente e dirige sua vida. Tudo é construído intencionalmente para direcionar a sua vida. Não é uma história sobre um príncipe e princesa; ao contrário, é realmente sobre a vida que está perto de uma pessoa. Então você pode identificar-se com o herói e ver-se em seu lugar.

Você não está apenas observando a vida de alguém e pensando sobre o que você faria em seu lugar; em vez disso, você está vivendo este papel. Então, você entra em um teatro como uma pessoa e deixa-o como outra pessoa. Você adquire sabedoria sobre a vida e começa a olhar a vida de forma diferente. Precisamos de peças como estas.

Pergunta: É possível adquirir sabedoria sobre a vida que não é da vida real?

Resposta: Em muitos casos, e até mesmo na vida real, nós não aprendemos com a nossa experiência pessoal, mas com a de outros. Por que devemos sofrer e aprender tudo com os nossos erros, se é possível aprender com o exemplo de outros e não cometer esses erros?

Eu não preciso de um drama teatral que terá lugar em minha própria vida. Quero aprender com os exemplos dos outros. Isso é o que está faltando em creches, escolas e na família. Eles devem ensinar-nos a diferenciar entre o bem e o mal de acordo com bons e maus exemplos, para que possamos desempenhar o nosso papel no teatro da vida.

Pergunta: Qual é a melhor coisa sobre o teatro? O que é preparado para dar a uma pessoa em sua vida?

Resposta: O teatro deve educar uma pessoa!

[146252]

Do programa “Uma Nova Vida” 22/5/14

Material Relacionado:
Ensaios No Teatro Do Criador
Uma Maravilha Teatral
Todo O Mundo É Um Palco

Comente