Humor, Defesa Contra Tormentos

Laitman_191Hoje em dia as pessoas precisam de um sistema de defesa muito forte contra as influências mentais negativas. Na verdade, hoje há uma poderosa fonte de ameaças e perseguições: o nosso ambiente.

O que eles nos mostram na TV? Na África, eles sofrem de fome e muito em breve vão cair sobre a Europa. No ensino médio, um estudante foi espancado, um atirou no outro até a morte.

Olhando para este mundo, você pode ficar louco. Esse tipo de notícia é dado a uma pessoa antes de ir dormir para que ela se liberte do stress e descanse bem! Não há nada mais antinatural do que isso.

Eu posso dar um exemplo do meu professor, Rav Baruch Ashlag (Rabash). Ele ouvia apenas o primeiro minuto da notícia para ouvir se algo importante tinha acontecido e o resto não lhe interessava. Ele adorava humor, uma boa piada quando opostos que se combinam de repente se transformavam em algo engraçado. Quando lhe diziam uma piada, ele ficava feliz porque com isso a pessoa descansa.

Nós estamos sempre sob a pressão de problemas que não têm soluções, e a piada geralmente tem um problema insolúvel, que por um rumo inesperado é resolvido. Eu acho que além do ambiente, ela pode ser um bom meio contra a preocupação e ansiedade.

Eu preencho meu desejo com humor e não com preocupações e ameaças. Quando eu não sou mais capaz de estudar, mas ainda não preciso ir dormir, então eu gostaria de ouvir ou ver algo agradável. Em geral, um filme da natureza ou uma comédia muito engraçada, um humor apropriado.

Eu não acho que fazendo isso eu passo a impressão de ser uma pessoa frívola, uma vez todas as notícias, medos e pressões são criados por alguém com o propósito de nos afetar. E quanto mais energia ele coloca nisso, mais atrai a atenção para si mesmo, e mais tarde usa isso para autopromoção. Por que eu tenho que depender dele?

Se isso fosse realmente algo interessante, essencial e fundamental para a vida, como um tsunami, erupção vulcânica ou dificuldades econômicas reais, é outra questão. Mas 99% das notícias, se não 100%, nós recebemos de pessoas irresponsáveis, que além de seu lucro não têm outro interesse. Assim, nós devemos filtrar tudo o que vem do ambiente em geral, a fim de não nos causar preocupações e ansiedades desnecessárias.

De KabTV “Uma Nova Vida” 21/10/14

Comente