É Impossível Conhecer O Mundo Apenas Por Suas Partes

Dr. Michael LaitmanPergunta: Quando há uma necessidade de trabalhar em conjunto, grupos de pessoas se reúnem e determinam quem é forte em quê, e se eles entendem e executam alguma atividade juntos. Por que esse mecanismo não funciona num nível global, entre as nações? Por que não nos entendemos?

Resposta: A supervisão superior é uma supervisão orientada à meta e por isso nos acompanha e orienta à realização completa. Esta é a realização do Criador, ou seja, a realização da única força geral universal que preenche tudo. Em outras palavras, uma pessoa se desenvolve de tal modo que, no final, será capaz de se realizar através do sistema de mundos, e através do sistema, vai entender a força geral que existe na natureza.

Quando nós fomos criados, podíamos absorver algo só através de pequenos e discretos segmentos, peças ou seções. O máximo que estávamos dispostos a fazer era organizar juntos essas pequenas seções e criar uma forma integral a partir delas.

Por outro lado, o Criador existe na forma analógica, para além da forma integral, e num nível superior, onde não existem limites. Essa é a Sua natureza, a natureza da doação pura. E Ele quer nos levar a esse nível.

Assim, os nossos planos atuais não vão ajudar. Não importa o quanto nós queremos saber e estar conscientes do mundo, nada vem dele para nós. Pelo contrário, nós temos que chegar a um estado em que nos desesperamos com todos os nossos planos e metas, visto que nenhum deles tem sucesso, e entendemos que a principal coisa é que há um plano muito original na natureza e que vale a pena implementá-lo. Só então é que vamos alcançar tudo através da mudança de nossa própria natureza.

Hoje nós queremos nos tornar conscientes da natureza na forma digital. Mas isso não vai funcionar, pois cada segmento difere dos demais. Só é possível alcançá-los todos juntos, começando em pequena escala, e numa escala cada vez maior depois disso. Esta forma é chamada ascender os níveis dos mundos. Mas se nós só queremos conectar os segmentos separados uns com os outros, isso não vai funcionar para nós e não seremos capazes de montar o quadro geral a partir disso.

Portanto, nossos planos não serão realizados. De acordo com a nossa inteligência atual, não vamos alcançar nada que se encontra acima dos níveis do inanimado, vegetal e animal. Hoje nós chegamos ao final do desenvolvimento dos níveis inanimado, vegetal e animal, e agora se exigem níveis mais elevados de desenvolvimento, a fim de continuarmos. Mas estes níveis exigem a nossa participação pessoal, interno, psicológica, e aqui chegamos ao fim da ciência.

Pergunta: Isto é, nós nunca podemos explicar logicamente às pessoas a sua pobre situação?

Resposta: Nós não teremos sucesso. Não é só “de suas ações lhe conheceremos”. Mesmo que você possa ser um grande Cabalista, você não pode explicar os fenômenos espirituais para uma pessoa, mesmo que ela possa ser muito inteligente. Visto que ela não está familiarizada com as transformações que você está passando, é impossível explicar e descrever fenômenos analógicos numa linguagem digital. Lá você está alcançando a Divindade num grau ou outro, e aqui você está conectando partes ou segmentos, ou seja, partes separadas do todo.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 07/12/14, Escritos do Baal HaSulam

Comente