Como Peixe Capturado Numa Rede

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como uma pessoa é capaz de se anular perante o ambiente?

Resposta: A pessoa se desespera de quanto tempo se passou e tanto esforço foi aplicado, e ainda não há nenhum resultado. No entanto, se ela permanece no grupo e continua a participar, no final o seu desejo muda.

Eu me lembro que uma vez eu vim para lição do Rabash durante uma terrível tempestade. Ninguém tinha carro com exceção de mim, por isso, esperamos por um longo tempo, mas ninguém veio. Então eu comecei a ligar e perguntar por que as pessoas não vieram, e ofereci uma carona. E a resposta foi: “O que posso fazer se há tal dilúvio lá fora?”.

Então, outro estudante apareceu todo encharcado. Quando lhe perguntei como ele era capaz de andar em tal aguaceiro, ele respondeu: “O que eu posso fazer se há uma lição?”.

Acontece que a pessoa se senta em casa e diz: “O que eu posso fazer?”, “Como posso sair na chuva?”. E veio outro completamente encharcado e também disse: “O que eu posso fazer? Há uma lição e eu não podia ficar em casa”.

Tudo depende da atitude de uma pessoa em relação a qualquer condição. Cada momento você está sendo questionado sobre sua atitude. Se você não se esquece de que tudo vem de Cima especialmente para você, para que você trabalhe com isso, então você não tem escolha e age em conformidade.

Pergunta: Como eu posso, em cada possibilidade recebida, me convencer a dar um passo em direção ao grupo?

Resposta: Está escrito: “O que quer que a mente não faz, o tempo faz”. E, de fato, é verdade. Se não houver qualidade, a quantidade vai funcionar. De qualquer forma, você percebe que um dia, devido à influência da Luz, nada vai lhe ajudar. Você não vai conseguir nada ao se dirigir ao Criador diretamente, uma vez que não funciona assim.

Então você se desespera e decide que é obrigado a se conectar com o ambiente. Você vai querer conectar seus fios com os fios de todos os outros, e todos os outros vão querer se conectar com você, como se você fosse um peixe capturado numa rede. Só desta forma você terá a oportunidade de fazer algo sobre si mesmo, e mais importante, deixar os amigos trabalharem em você.

Você é obrigado a se sentir desiludido ao ponto onde duvida de suas próprias capacidades, a fim de concordar em se submeter ao ambiente, para tornar-se enredado na rede com a esperança de que amigos o afetem. Você acredita que eles têm o poder de fazer isso. Você não tem nenhuma conexão com o Criador por si só, e Ele não quer influenciar e mudar você.

Afinal de contas, você vê que muitos anos se passaram, mas nada ajuda. Não há mais nada a fazer, e então você toma sua decisão. Isso requer um grande esforço, tempo, perseverança e persistência. Não deve haver um dia em que você perca uma lição.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 04/12/14, Escritos do Rabash

Comente