Como Brincar De Esconde-Esconde Corretamente

Dr. Michael LaitmanPergunta: O “Cântico dos Cânticos” não é apenas uma obra-prima universal, mas um livro que nos permite compreender como estabelecer uma nova relação mútua entre nós e se tornar uma sociedade que se assemelha a uma família.

A história real se desenvolve de forma bastante dramática. Existem ocultamentos repentinos, afastamentos e aproximações: ela procura por ele e ele se esconde, etc. O que está acontecendo?

Resposta: O amor deve ser constantemente cultivado. Ele não pode existir sem uma necessidade, sem a revelação da separação: “o amor cobrirá todas as transgressões”. Nós devemos revelar essas transgressões: cada um tem que permitir que o seu parceiro desenvolva ainda mais o amor.

Portanto, toda a sociedade humana, toda a natureza, e consequentemente as pessoas são feitas para que cada vez a inclinação ao mal seja revelada em nós, expondo as falhas em nossos relacionamentos. Então nós podemos ficar em constante dinâmica da satisfação do amor: cada vez aparecem pecados e, então, uma ocultação mais confiável.

Pergunta: O autor sugere: “Segue-me, procura-me”. Que jogo é esse?

Resposta: A beleza é a revelação das necessidades que eu não posso satisfazer. O que é a essência do flerte? Eu mostro àquele que amo o que ele pode complementar em sua atitude para comigo.

Quando brincamos com as crianças, às vezes olhamos para elas estritamente. Por quê? Para que elas pensem porque isso é assim e o que devem fazer, se aproximam ou se afastar, sentir pena ou rir etc.

Alterando o nosso estado, nós permitimos que nossos parceiros se desenvolvam e sejam incorporados numa cooperação mútua mais próxima conosco. Isto se refere tanto às crianças como aos adultos. Flertando, eu permito que minha amada complemente nossa relação, já que descubro diferentes estados dentro de mim onde a relação de amor está faltando.

Pergunta: Mas eles brincam constantemente de esconde-esconde! O que aprendemos com isso?

Resposta: Nós podemos aumentar o amor com tais ações. Podemos aumentá-lo de tal forma que você verá seu amado por tudo! No final da história, ela vê que ele preenche todo o mundo!

Pergunta: Mas no processo do flerte eles às vezes sentem estados desagradáveis: “de noite na minha cama eu busquei aquele que a minha alma ama; procurei-o, mas não o encontrei”. “Eu me abri ao meu amado, mas o meu amado virou-se e se foi. Minha alma me falhou quando ele falou. Procurei-o, mas não pude encontrá-lo; eu chamei por ele, mas ele me não deu nenhuma resposta”.

Resposta: Isso é ótimo! Imagine que você experimenta tais sentimentos e depois alcança um abraço e conexão! Que grande necessidade você acumulou e como se satisfaz agora.

De KabTV “Uma Nova Vida” 28/05/14

Comente