Com Respeito Ao Terror, Elevação De Preços E Unificação Da Sociedade, Parte 4

Dr. Michael LaitmanPergunta: Se queremos baixar os preços, por que os consumidores simplesmente não boicotam os alimentos caros? Por que passar por um percurso tão longo e tortuoso através da unificação da sociedade? Milhares de anos passarão até que mereçamos que os capitalistas se envergonhem por causa da influência da atmosfera geral e concordância da sociedade para estabelecer uma maior igualdade.

Resposta: Eu vou sair de acordo com a sabedoria da Cabalá, que explica que o mundo deve avançar em direção à unidade e conexão. E para empurrar o mundo à unificação, os preços os alimentos essenciais para a vida estão subindo em Israel.

Portanto, nós somos forçados a agir por causa do preço elevado do iogurte para as crianças, mas, basicamente, este iogurte é apenas um pretexto para nos empurrar à unidade e conexão entre nós. É assim que funciona a lei geral de toda a criação.

Há uma velha piada sobre como um judeu imigrou para Israel da União Soviética e levou um retrato de Lenin num pesado quadro ouro pela alfândega. O funcionário da alfândega lhe disse que era proibido levar o ouro para fora do país. Mas o judeu respondeu: “Bem, eu estou levando o retrato de Lenin comigo!” E eles o deixaram passar. Quando chegou a Israel, eles lhe perguntaram: “Para que você trouxe o retrato de Lenin?” Então, ele respondeu: “Eu trouxe o ouro”. Isto é, tudo depende do ângulo a partir do qual nós estamos olhando as coisas.

Pergunta: Três anos atrás, houve uma campanha de protesto social para reduzir os preços e um amplo consenso social foi alcançado. Por que isso não foi eficaz?

Resposta: Este consenso social não foi baseado na conexão. Conexão e unidade são as principais coisas que a natureza está exigindo de nós. Só a falta de unidade causa todos os nossos problemas, incluindo o custo de vida, a intifada, doença, divórcio, conflitos com os filhos e os problemas na educação.

Hoje, tornou-se claro que a razão para todos os problemas humanos é a falta de unidade e conexão na sociedade, ou seja, uma boa conexão e unidade, não numa base fascista, mas numa base comunista.

Vocês querem reduzir o custo de vida? Eu tenho um plano para isso: a unidade. Se nos unirmos, os preços vão baixar.

Pergunta: Eu não acredito nisso! Já tentei fazer isso, há três anos. Por que isso não funcionou?

Resposta: Não havia unidade real. Unidade não significa reunir uma multidão com milhares de pessoas, que vão para a praça pública e gritam. Uma unidade como essa é criada para a destruição, não por uma questão de unidade e amor. Isso também cria uma força negativa em vez de uma força positiva. Nós queríamos quebrar os capitalistas, fazer uma revolução, causar um incêndio na nação, mas este não é o método adequado.

A natureza, de acordo com a sua tendência, é atraída à conexão. Nós vemos que o mundo se tornou global, unido no comércio e nas relações internacionais. No momento em que essa conexão é destruída, conflitos e guerras aparecem imediatamente. Em outras palavras, a natureza nos coloca diante da necessidade de unir, e, em particular, antes da unidade e conexão correta.

A tecnologia e as técnicas modernas trabalham em prol da conexão e é apenas a sociedade humana que age no sentido oposto e anseia por uma separação cada vez maior. Cada um está preocupado apenas consigo mesmo e todos os outros não lhe interessam. Tudo deve queimar, já que a principal coisa para ele é que as coisas sejam boas para si mesmo.

A inteligência humana não se desenvolveu em paralelo com a natureza.  A natureza que nos rodeia, o mundo inanimado, vegetal e animal, é mais desenvolvida em relação a integralidade geral e a conexão do que a sociedade humana que vive dentro dessa esfera.

As pessoas não estão em harmonia com a natureza. Por isso separação, conflito e raiva habitam entre nós. É assim que a sociedade humana existe, e, de tal forma, nada nos espera além da destruição total. A única coisa que pode salvar tanto o povo judeu e toda a humanidade em geral é a conexão correta e a cooperação mútua. Só com isso nós podemos corrigir a situação.

Houve um tempo em que isso não acontecia conosco, mas isso é porque nós não ansiávamos por unidade e conexão. Nós saíamos juntos contra alguém, mas não em prol da unidade que temos que alcançar de acordo com o programa da natureza.

A sociedade humana parece ser um tumor cancerígeno no corpo do resto da natureza. É completamente mutilada, como uma podridão, desintegrando o corpo. E é isso que temos de trazer à unidade para que tudo funcione maravilhosamente.

O problema está especificamente nisso, enquanto o preço inflacionado de iogurte é apenas o resultado. Se quisermos que este resultado desapareça e o preço do iogurte seja alguns centavos em vez de alguns dólares, isso é absolutamente possível, e nós só precisamos alcançar a unidade para que isso aconteça. A natureza exige só uma coisa de nós.

Agora, junto com este iogurte, a saúde, a separação na família, a educação dos filhos e a habitação são problemas em Israel e são piores aqui do que em qualquer outro lugar no mundo. Isto porque este é o lugar central onde o equilíbrio deve ser restaurado pela primeira vez.

E o mundo inteiro, que está sofrendo de desequilíbrio, nos culpa por não termos estabilizado o equilíbrio. Eles não podem expressar isso claramente, então simplesmente culpam os judeus por todos os seus problemas.

Assim, a unidade e a conexão dentro da sociedade são os únicos métodos para resolver todos os nossos problemas. E isso não afeta apenas o preço do iogurte, mas tudo em geral, incluindo tufões, tsunamis, a intifada e desastres sociais e naturais. Tudo depende apenas do equilíbrio, e, em particular, do equilíbrio em Israel.

Para cada pessoa, é possível alcançar a boa vida em todo o mundo apenas através da conexão e unidade do povo de Israel. Nós somos instruídos a realizar a grande operação, que determina o destino do mundo. Nós começamos com o preço do iogurte e vamos terminar ao levar o mundo inteiro ao equilíbrio.

De uma Conversa 13/04/14

Comente