Coincidência É Simplesmente Ignorância

Dr. Michael LaitmanPergunta: As pessoas são diferentes. Como elas podem influenciar diferentes processos na natureza, junto com outras pessoas?

Resposta: Tudo depende do nível de doação. Se falamos dos níveis da natureza inanimada, vegetal e animal, a humanidade está destruindo e danificando o meio ambiente e causando um grande dano à ecologia. Ao mesmo tempo, no entanto, a providência superior é disposta de modo que permite à pessoa aprender gradualmente com suas ações até que entende porque tudo existe e opera com um propósito. Mesmo que já tivéssemos desaparecido da superfície da terra por causa de nossas corrupções, a natureza ainda é organizada de cima de uma forma que pode nos suportar e nos permitir continuar até que aprendamos e ficar mais sábios e gradualmente perceber, de acordo com a nossa natureza humana, que temos que mudar.

Pergunta: Será que a humanidade não vai alcançar o reconhecimento e a revelação de como o mundo é organizado e como as diferentes forças que agem nele estão dispostas até o último momento de sua evolução? É o nosso destino eterno viver nessa bagunça, com guerras e explosões de desejos?

Resposta: Não há bagunça nem coincidência. Nós estamos num sistema muito preciso, rígido e determinista. Tudo é organizado de forma clara e precisa, sem quaisquer defeitos ou falhas.

Não há conceitos do tipo “como se”, “de repente”, ou “aproximadamente”, etc. Quanto mais nós aprendemos sobre a natureza de acordo com diferentes ciências, mais claramente as leis imutáveis ​​e precisas nos são reveladas. Nós dividimos e classificamos os nossos conhecimentos em diferentes campos, mas, na verdade, não existem diferentes ciências, como química, física, etc., em todo o mundo que nos rodeia.

É apenas as áreas desconhecidas que não foram exploradas e estudadas até agora com as quais nós podemos tentar esclarecer as coisas, mas é apenas a nossa percepção que decorre da ignorância. Nós simplesmente não podemos perceber todo o quadro geral.

Ainda assim, se aprofundarmos esta questão, vemos que nada na criação acontece sem motivo, “de repente”, “como se”, ou seja, aproximadamente. É da nossa parte que vemos as coisas dessa forma, visto que “a pessoa julga de acordo com suas próprias falhas”. Se a nossa mente pudesse entender e penetrar nas profundezas da natureza, nós poderíamos ver um magnífico sistema onde tudo existe em perfeição. Na verdade, poderíamos ver o que é a Divindade, e que tudo está relacionado com tudo em todos os níveis de cima para baixo. As naturezas dos níveis inanimado, vegetal, animal e humano são uma só em sua revelação espiritual e corporal, e por um movimento do meu braço, eu posso me mover e operar todos os mundos. Isto é como tudo é construído. Não há nenhum evento que possa permanecer imperceptível e não afetar todo o sistema.

Pergunta: Por que a humanidade não pode chegar a esse nível de evolução e ver esta imagem?

Resposta: Nós não podemos fazer isso em nossa mente egoísta e nossos sentimentos egoístas. Nós só podemos perceber toda a imagem se adquirirmos o atributo de doação, a segunda e altruísta força.

Portanto, nós estudamos apenas nos níveis inanimado, vegetal e animal e apenas num nível elementar, que não é doação e recepção.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 07/12/14, Escritos de Baal HaSulam

Comente