Cabalá Para “Uso Geral”

laitman_254_03Pergunta: Como é possível descobrir e saber que uma pessoa está disposta a estudar a sabedoria da Cabalá?

Resposta: Como podemos determinar que uma criança tem permissão para ler um determinado livro? Os pais estão num nível acima da criança e compreendem que é possível dar a ela um livro adequado para a sua idade. Em mais alguns anos, ela vai crescer a um nível tal que pode ler livros ainda mais sérios.

A mesma coisa acontece com a sabedoria da Cabalá. É possível ver de acordo com a geração atual e de acordo com o que está acontecendo no mundo, que o mundo está pronto para a descoberta da sabedoria da Cabalá. O termo “Cabalá” também significa “transmissão”, porque ela foi transmitida de geração em geração até chegar a nós.

O último grande Cabalista nesta cadeia foi Baal HaSulam que abriu a sabedoria da Cabalá para uso geral. Ele escreve em seu livro que a partir deste momento é possível revelar a sabedoria da Cabalá a todos. Como se diz: “… e todas as nações fluirão a ele” (Isaías 2: 2).

Eu aceitei esta missão do filho mais velho de Baal HaSulam, Rabbi Baruch Shalom Ashlag (Rabash), e devo realiza-la. Eu não tenho mais escolha e não posso decidir se vale a pena fazer isso ou não, ou para quem revelar a sabedoria da Cabalá e para quem não. Se esta missão me foi dada, de transmitir esse conhecimento da sabedoria da Cabalá a todos, eu devo revelar isso ao mundo inteiro, tanto quanto estiver em meu poder.

Na situação em que estamos hoje, uma grande quantidade de trabalho multifacetado está esperando por nós. Primeiro de tudo, é necessário “limpar” a sabedoria da Cabalá de todos os falsos rótulos e opiniões, separá-la completamente de todos os tipos de “pseudo Cabalá”. Cartas de Tarô, danças cerimoniais, meditações de acordo com um livro, pedras, escritos, fitas vermelhas, água benta, e assim por diante.

Em segundo lugar, nós devemos esclarecer que a sabedoria da Cabalá é destinada à correção de uma pessoa, e a correção está em sua conexão com os outros. Somente através da conexão correta entre nós é que podemos realizar as condições para a descoberta da força espiritual, a Luz Superior, entre nós.

Quando nós descobrirmos essa força superior entre nós, ela vai começar a trabalhar dentro de nós, elevando-nos a outro nível de existência. A Luz que nos preenche nos elevará à sensação de uma nova realidade.

Enquanto isso a imagem deste mundo desaparecerá gradualmente. Primeiro ela vai simplesmente perder a sua importância; desta forma, deixará um lugar para a imagem de um mundo superior que reflete as conexões entre as forças internas que gerenciam toda a criação.

Com o tempo a humanidade vai avançar e começar a trabalhar com essas forças. Então nós vamos gradualmente parar de sentir este mundo; será como se ele evaporasse, ele vai desaparecer de nossos sentimentos. Afinal de contas, este mundo é imaginário e só existe em nossos cinco sentidos. Nós já estamos começando a existir apenas no mundo espiritual.

Nós precisamos chegar a uma situação como esta, e há inclusive um marcador para o fim inevitável desse processo: 6000 anos desde a primeira descoberta espiritual de Adão até o fim de todas as correções. Com o “fim da correção”, toda a humanidade, com a ajuda da sabedoria da Cabalá, terá que se conectar como um homem com um coração. Então todos nós estaremos apenas no nível superior.

Mas toda a confusão que acompanhou a sabedoria da Cabalá durante tantos anos era necessária. Porque sem isso, a criança não pode crescer. Complicação, confusão, esta é uma parte do nosso desenvolvimento.

Pergunta: Então, basicamente, o que é a sabedoria da Cabalá?

Resposta: A sabedoria da Cabalá é a descoberta de um sistema de forças dentro do qual a força superior, chamada de “Criador”, opera, o que é equivalente à natureza superior, que inclui no seu interior todas as nossas formas de existência. E a descoberta desta natureza superior, do Criador, acontece ao se alcançar equivalência com Ele. Descobrir esta natureza superior, se conectar e se identificar com ela, este é o objetivo da sabedoria da Cabalá.

Nós esperamos que em breve atinjamos isso. Isto eleva uma pessoa ao nível do Criador. Mas se não formos neste bom caminho, outras forças surgirão na natureza, que nos empurrará para isso por meio de uma crise, e elas vão nos obrigar a chegar a isso.

De KabTV “Uma Nova Vida” 18/12/14

Comente