Cabalá É A Sabedoria Da Realidade Superior

Dr. Michael LaitmanDe Baal HaSulam, “O Ensino da Cabalá e sua Essência”: O que é a sabedoria da Cabalá? Como um todo, a sabedoria da Cabalá diz respeito à revelação da Divindade, disposta em seu caminho em todos os seus aspectos: os que surgiram no mundo e os que estão destinados a serem revelados, e em todas as maneiras que podem aparecer nos mundos, até o fim dos tempos.

Há muitas definições para a sabedoria da Cabalá, mas todas vêm do fato de que ela ensina a pessoa como revelar a força superior, a força única da natureza. É chamada de única porque inclui todas as outras forças da natureza dentro dela. É a força geral que inclui toda a natureza junto com tudo o que existe no seu interior.

A sabedoria da Cabalá revela o sistema geral a uma pessoa, a força geral em todas as diferentes maneiras e influências que tem sobre o que está sob o seu controle.

Nós devemos distinguir entre a parte da força que pertence a nós (que podemos revelar), e a parte que não nos pertence. Nós sequer sabemos o que mais está acontecendo em outra realidade que não a nossa.

Isto significa que a sabedoria da Cabalá é uma sabedoria prática como física, química e todas as ciências naturais, e pode, portanto, nos ajudar a descobrir apenas o que é acessível a nós. Nós não podemos imaginar, ou chamar pelo nome, uma realidade que não podemos sentir.

Nós podemos entender o fato de que a força superior também existe externamente a nós e que não podemos senti-la usando os nossos sentidos. Mas a nossa realização é apenas o que é e pode ser vestido em nossos vasos, nossos sentidos.

A sabedoria da Cabalá desenvolve novos sentidos dentro de nós, além dos cinco sentidos corporais com os quais nascemos: visão, audição, olfato, paladar e tato. Nós podemos chamar esses cinco sentidos de animais, uma vez que pertencem ao nível animal onde o nosso corpo físico existe.

Mas também podemos desenvolver novos sentidos em adição a eles, que são chamados de Keter, Hochma, Bina, Zeir Anpin e Malchut. Estes sentidos não trabalham sob a forma de recepção e absorção, mas sob a forma de doação.

A força de doação não pertence a nós e não podemos percebê-la, mas podemos desenvolver em nós tal atributo para recebê-la de Cima. Então nós teremos uma segunda força, a força de doação, além da força de recepção.

A força de doação é realmente a força superior. Nós adquirimos esta força superior de doação do Criador e, em seguida, recebemos a possibilidade de trabalhar com duas forças. Nós pode nos assemelhar ao Criador utilizando a força de doação e, assim, podemos compreender, sentir e começar a descobrir a realidade no atributo de doação. Este é o objetivo da sabedoria da Cabalá.

Assim, nós subimos sobre os níveis inanimado, vegetal e animal em que temos nos desenvolvido neste mundo e transcendemos para um novo nível, que é chamado de próximo mundo. Nós começamos a perceber a nova realidade do próximo mundo no atributo de doação, na medida em que o adquirimos.

Esta oportunidade é dada às pessoas que são atraídas a isso. Por fim, toda a humanidade tem que chegar a este estado, que é chamado de “você deve ver o seu mundo na sua vida”. Assim, a pessoa será capaz de perceber e sentir em seus sentidos tudo o que acontece em toda a realidade.

Esta é a razão pela qual Baal HaSulam diz que “como um todo, a sabedoria da Cabalá diz respeito à revelação da Divindade”, a força superior de doação que sustenta toda a natureza, “disposta em seu caminho em todos os seus aspectos: os que surgiram no mundo e os que estão destinados a serem revelados, e em todas as maneiras que podem aparecer nos mundos, até o fim dos tempos”.

Portanto, qualquer um que recebe apenas um toque e uma atração por tal revelação pode revelar toda a realidade em todos os sentidos e por todos os meios possíveis, acima do tempo, espaço e movimento, e acima de todas as limitações. É porque a força de doação é ilimitada.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 12/12/14, Escritos do Baal HaSulam

Comente