Aprender A Viver Num Mundo Integral, Parte 2

laitman_254_01Baal HaSulam, Artigo “A Liberdade”: Acontece que quando a humanidade atingir seu objetivo, no que diz respeito ao sucesso dos corpos, ao levá-los ao grau de completo amor ao próximo, todos os corpos no mundo se unirão em um só corpo e um só coração, como está escrito no artigo, “A Paz”. Só então toda a felicidade destinada a humanidade se revela em toda a sua glória.

A humanidade precisa chegar a um estado em que todos atingem a espiritualidade e a revelação completa do Criador.

Baal HaSulam, O Estudo das Dez Sefirot, Volume 3, Ohr Pnimi, Item 88: Todas as nossas relações com as orações e as Mitzvot práticas são a fim de esclarecer repetidamente e a elevar todas as almas que caíram do Primeiro Homem e caíram nas cascas, até que elas sejam trazidas de volta à sua raiz inicial, como eram antes do pecado da Árvore do Conhecimento, o que significa que, antes do pecado da Árvore do Conhecimento o Primeiro homem já estava em sua plenitude final.

Nem mais, nem menos. Nós temos que corrigir toda a quebra que o primeiro homem (Adam HaRishon) sofreu e restaurá-lo ao estado corrigido. Todas as pessoas no mundo devem chegar à completa revelação do Criador.

Baal HaSulam: Na nossa geração, quando cada indivíduo precisa da ajuda de todos os estados do mundo para alcançar a própria felicidade (uma vez que estamos vivendo num mundo global integral), o indivíduo deve ser escravizado ao mundo inteiro como uma engrenagem numa máquina.

Todos nós somos como engrenagens no mesmo mecanismo, totalmente dependentes um do outro, de tal forma que ninguém pode chegar à correção, a menos que todos estejam corrigidos. No momento, isso não diz respeito a nós, pois nós estamos apenas no primeiro nível de correção, antes da revelação do Criador. Há 125 outros níveis da escada espiritual diante de nós e quanto mais alto subirmos nessa escada, mais teremos que nos expandir e mais pessoas nós teremos que incluir no processo de correção para revelar o mundo superior. Isto é especialmente verdadeiro hoje, quando nosso mundo se tornou integral.

Baal HaSulam, “Paz no Mundo”: Portanto, a possibilidade de realizar condutas boas, felizes e pacíficas num estado é inconcebível quando não é assim em todos os países do mundo, e vice-versa.

É impossível chegar a uma boa vida em apenas um país. Hoje todo mundo sabe disso. Pelo contrário, se for ruim num determinado lugar, será ruim para todos. É uma pena que os políticos não entendem isso.

Portanto, como podemos atrair as pessoas para a correção? Nós podemos ter sucesso com quantidade e podemos ter sucesso com qualidade. Pode ser um grupo muito pequeno, mas forte de Cabalistas, mas às vezes é o contrário, quando a média é baixa, mas o tamanho do grupo compensa isso pelo número de membros, 30, 49 ou 70 pessoas.

Há um herói em quantidade e um herói em qualidade assim como na nossa vida. Se eu tenho que mover uma carga de um lugar para outro, eu posso fazer isso com a ajuda de vários “heróis”, mas se não tenho nenhum “herói”, eu posso fazer o mesmo trabalho com um número muito maior de pessoas comuns.

O mesmo é verdade no que diz respeito à sabedoria da Cabalá. É claro que devemos ansiar por qualidade, mas não devemos subestimar a quantidade, uma vez que também é muito útil. Mesmo que sejamos pequenos, nós podemos conseguir se houver uma quantidade e podemos fazer o trabalho ainda mais rápido.

Há uma grande vantagem para um grande número de participantes. Se um deles cai, outro sobe. Todos ajudam um ao outro, e o fato de que todos estão em diferentes níveis e em diferentes estados torna mais fácil realizar o trabalho. Portanto, nós temos que ter certeza de que o grupo se expande, cresce, e “engorda”.

Baal HaSulam, “A Última Geração”, Parte 2: A inclinação da vida é alcançar cuidadosamente a adesão em prol do Criador sozinho, ou premiar as massas com a adesão com o Criador.

Isso significa que nós temos que alcançar a adesão com o Criador enquanto ainda estamos vivos. Esta é precisamente a razão pela qual nós nascemos num corpo físico, o que significa que recebemos um ego extra chamado de corpo. Agora nós temos que subir acima do ego, aderir ao Criador e se conectar a Ele.

Baal HaSulam diz que este é o objetivo de todo homem. Mas se você não puder alcançá-lo, você será capaz de fazê-lo por meio da disseminação da sabedoria da Cabalá aos outros. Como se diz: …Assim, você pode saber que a inclinação da vida é alcançar cuidadosamente a adesão em prol do Criador sozinho, ou premiar as massas com adesão com o Criador. Baal HaSulam, “A Última Geração” Parte 2.

Cada pessoa tem o seu próprio estilo de trabalho. Há aquelas que se dedicam à disseminação e outras estudam, o que significa que se envolvem tanto numa correção externa ou numa correção interna, cada uma de acordo com suas habilidades.

Do Congresso em Verona 22/11/14, Lição 4

Comente