Agora É O Momento Para Uma Revisão Completa

Dr. Michael LaitmanNo processo do desenvolvimento humano, cada novo estado é inicialmente percebido como bom e desejável, e nós temos o prazer de entrar nele. Mas depois, gradualmente, falhas dentro dele são reveladas e isso deixa de nos agradar. Ao longo do tempo, isso se torna cada vez pior até que termina numa revolução, uma luta para passar para a próxima fase.

Nós estamos agora neste período de transição. Nós precisamos fazer uma auditoria de todo o nosso desenvolvimento anterior nos graus inanimado, vegetal e animal, submetê-la a uma análise crítica e uma verificação geral para ver que todo este desenvolvimento não funcionou a nosso favor.

Foi apenas a evolução do nosso egoísmo que nos fez melhorar continuamente nossa vida material e construir sistemas que foram capazes de cumpri-la mais e mais. Mas isso nunca nos fez feliz, porque no final, o egoísmo sempre devora todos os frutos de nossos esforços, nos deixando novamente sem nada e com uma sensação ainda maior de vazio interior.

Tendo recebido cem, ele não se contenta e nós queremos duzentos, tendo recebido duzentos, ele quer quatrocentos. É uma tendência natural e nós nunca seremos capazes de limitar nosso apetite egoísta. Tudo termina quando uma pessoa morre sem satisfazer nem a metade de suas aspirações. Ela nunca consegue o que cobiçou, mesmo no final de sua vida.

A humanidade deve revelar a insignificância do seu desenvolvimento egoísta. Em primeiro lugar, nós precisamos esclarecer que esse desenvolvimento foi necessário e que agora temos a oportunidade de sair do plano material e nos desenvolver numa direção completamente diferente da realidade. Nós devemos nos mover para cima, para uma nova dimensão e dentro da matriz que não está relacionada a este mundo.

Para fazer isso, nós precisamos mudar nossas tendências. Em vez de constante absorção, o que é característico de nossa natureza egoísta que começa com as células e átomos e procura apenas absorver mais coisas boas, é necessário ir numa direção completamente oposta, a fim de sentir todo o universo que está relacionado com a gente.

Cada um de nós deve sentir que todos os outros são parte de nós. Assim, vamos sentir que o mundo inteiro é um sistema integral. Em nosso tempo, o mundo começou a se mover em direção a tal forma, mas de uma forma negativa, mostrando-nos nossa incapacidade de existir num sistema integral.

Nós vemos que não somos capazes de ter sucesso na economia, na educação dos filhos, ou em qualquer outra área da vida. Afinal de contas, nós mesmos somos estruturados em completa oposição a este sistema integral e todo mundo só agarra e puxa para si mesmo.

A natureza nos presenteia com uma nova realidade. A causa da atual crise na sociedade humana está escondida dentro dela. Nós continuamos em nossa natureza original egoísta, mas o sistema integral total está começando a se desenrolar diante de nós em que todo mundo está conectado a todos os outros.

Este sistema não pode operar num ambiente onde todos agarram apenas para si mesmos. Pelo contrário, para que este sistema exista, de modo que possamos existir dentro dele, nós temos que senti-lo como parte de nós mesmos.

Portanto, hoje nós precisamos da sabedoria da Cabalá, que irá revelar este sistema superior, a força de doação para nós. Ela irá explicar a sua natureza e como trabalhar com ela. Quer queiramos, quer não, o trem da evolução está nos levando para frente e trazendo-nos para uma nova estação. Nós estamos numa condição completamente nova e, de repente, descobrimos que todos os métodos anteriores não funcionam mais.

Todas as leis capitalistas, sob as quais todos atraiam tudo para si mesmos e se sentiam confortáveis, não funcionam. Nós pensávamos que poderíamos continuar assim para sempre, mas isso não funciona, porque a força de doação começou a agir em nosso mundo. E se não estivermos equipados com ela, se não formos capazes de compreender e senti-la, de aprender e começar a trabalhar com esta segunda força, a cada momento nós perderemos o controle sobre o que está acontecendo e sofreremos mais e mais retrocessos em nossas vidas.

Portanto, nós devemos estudar a sabedoria da Cabalá que explica toda a realidade “que emergiu nos mundos e as que estão destinadas a serem reveladas, e em todas as maneiras podem surgir nos mundos, até o fim dos tempos”, como Baal HaSulam escreve.

Há uma ciência, uma técnica, através da qual nós podemos avançar com base em nossas reais experiências e sensações. Como é dito que o juiz tem apenas os fatos que estão diante de seus olhos e que o fenômeno que não foi compreendido é impossível de descrever.

Em nossas mãos estão as ferramentas reais para a compreensão da realidade. Nós nunca tivemos essa oportunidade de ver o nosso futuro com confiança. Nossas vidas presentes estão dispostas de modo que ninguém pode saber o que o próximo momento lhe traz. A sabedoria da Cabalá nos dá a oportunidade não só de aprender isso, mas também de controlar o nosso próprio destino. A realidade de hoje nos obriga a fazê-lo.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 12/12/14, Escritos do Baal HaSulam

Um Comentário

  1. Graças dou a esse momento de saberia, pois meu coraçao fica tranquilo.

Comente