A Verdadeira Cabalá Sem Misticismo Ou Mitos, Parte 1

Dr. Michael LaitmanPergunta: Ultimamente, o tema do desenvolvimento espiritual de uma pessoa tornou-se muito popular. Mais e mais pessoas estão começando a se interessar pela sabedoria da Cabalá. A palavra “Cabalá” desperta muita curiosidade entre as pessoas, mas poucos podem explicar o que isso realmente significa.

Por muitos anos, uma infinidade de mitos, boatos, opiniões e segredos foram gerados em torno da sabedoria da Cabalá. Qual é a verdadeira, original e autêntica sabedoria da Cabalá?

Resposta: A sabedoria da Cabalá é acompanhada por tantos mitos porque foi ocultada por muitos anos. Como explicação, eu posso trazer um exemplo pessoal da minha vida. Eu nasci numa família de doutores. Meu pai era um dentista e minha mãe era ginecologista. Ambos eram especialistas em seus campos e em nossa casa uma sala inteira foi alocada como uma biblioteca

Todas as paredes da sala estavam cobertas de estantes de livros. Meus livros infantis estavam nas prateleiras de baixo a uma altura acessível para mim. E quanto mais eu crescia, mais alto eu podia alcançar e pegar livros das prateleiras mais altas. Eu me lembro que na idade de dez ou onze anos eu estava muito curioso para ver o que havia nas prateleiras mais altas, onde estavam os livros sobre ginecologia. Mas tudo era organizado de tal forma que eu não conseguia alcançá-los.

Com este exemplo, entende-se que cada época é caracterizada por seu desenvolvimento, e que há coisas que precisam ser conhecidas e há coisas que ainda são demasiado avançadas para entender. É necessário esperar mais um ano ou dois ou três e receber o conhecimento do grau de seu desenvolvimento. Apenas numa circunstância assim é que isso será absorvido corretamente e benéfico para você.

Quando nós compramos livros ou brinquedos para as crianças, perguntamos para que idade o brinquedo se destina, para crianças de três, cinco anos, e assim por diante. É assim que podemos comprar o que é adequado para uma criança. Esta foi a mesma situação com a sabedoria da Cabalá por muitos anos. A sabedoria da Cabalá teve que ser revelada à humanidade no momento em que a humanidade estava pronta para isso.

Ela também não foi revelada ao mesmo tempo para todos uma vez que existem diferentes partes da humanidade. Na face da terra ainda existem essas tribos que vivem praticamente da mesma forma como nos tempos antigos, em selvas. Existem pessoas que são mais desenvolvidas e que estabeleceram algum tipo de civilização, mas, por enquanto, estão aquém de outros países muito desenvolvidos que têm um modo de vida moderno e que não podem imaginar como seria possível se dar bem sem computador, Internet ou telefone celular.

De acordo com este desenvolvimento, é necessário revelar novos conhecimentos às pessoas. Portanto, agora nós também estamos descobrindo novas soluções e novos fenômenos na natureza que sequer suspeitávamos há milhares de anos. Anteriormente, nós ainda não estávamos prontos para descobrir tudo isso ou usá-lo corretamente.

A sabedoria da Cabalá fala sobre as forças que controlam o nosso mundo. Em princípio, só há uma força que é dividida num grande número de forças que agem sobre toda a humanidade, nos níveis inanimado, vegetal, animal, e em todo o universo. Isso se refere a uma rede de forças que gerencia a substância inanimada do universo e a natureza inanimada, vegetal, animal e humana na face do globo e que leva tudo para algum tipo de objetivo.

De acordo com o nosso desenvolvimento, nós descobrimos gradualmente as leis da física, química, biologia, zoologia, ou seja, as ciências sobre a natureza inanimada, vegetal e animal. Há uma outra ciência sobre o nível humano, sobre as pessoas, mas ela deve ser revelada num determinado nível de desenvolvimento de uma pessoa, quando ela pode aprender e usá-la corretamente.

É impossível dar uma bomba atômica para os moradores de uma tribo antiga. Isso porque, sem ter consciência das consequências, eles a explodiriam imediatamente junto com eles mesmos e o mundo inteiro. Portanto, a sabedoria que fala sobre a transformação humana e a elevação ao próximo nível de existência, em vez do simples benefício a que eles se acostumaram no mesmo nível, é uma sabedoria muito original.

De KabTV “Uma Nova Vida” 18/12/14

Um Comentário

  1. Obrigada!

Comente