Um Sábio Infeliz

Dr. Michael LaitmanPergunta: O conhecimento é o mais alto grau que nos permite compreender o todo da realidade. Isto é o que se expressa em Eclesiastes pelo rei Salomão. No entanto, como resultado, ele chegou à conclusão de que “Porque no acúmulo de sabedoria, acumula-se tristeza; e aquele que aumenta a ciência, aumenta a dor” e “o homem sábio deve morrer assim como o tolo”. Por que a aquisição de sabedoria e conhecimento não lhe trouxe a felicidade desejada?

Resposta: Porque sabedoria e conhecimento são apenas uma maneira de alcançar a felicidade. Para ser feliz é toda a nossa vida. Nós não precisamos de nada além de sentir o que aproveitar. Em última análise, a única coisa que eu quero é desfrutar a vida.

Nós podemos vestir isso em diferentes coisas, eventos, fenômenos, mas queremos desfrutar, nos satisfazermos. Por prazer, eu quero dizer nos preenchermos de vida, porque não temos nada, exceto a vida. Portanto, nós queremos senti-la como gratificante e agradável.

O que significa que uma pessoa vive? Ela tem um espírito que tanto a oprime ou a faz feliz. Eu quero que este espírito seja preenchido com vitalidade. Como já disse, eu sempre preciso me renovar para fazer isso. Assim, quando eu quero riqueza, poder, conhecimento, ou coisas ainda menores, como uma família, sexo ou comida, é apenas para receber prazer.

Se você remove o prazer da comida, a pessoa come porque tem apenas que sustentar o corpo, assim como uma pessoa que está doente. Se ela não recebe prazer do sexo, ela recebe tratamento, pois, caso contrário não sente nenhum prazer da vida. Se não há alegria na família, ela se divorcia.

O mesmo se aplica à riqueza, onde olhamos para o nosso ambiente e esperamos ganhar independência e segurança. E agora vemos que a qualquer momento tudo pode ser perdido. Hoje, o poder é muito transitório e não do jeito que era no passado, quando havia reis.

Por fim, você chega à sabedoria e vê tudo o que acontece. O que você descobriu? Olhando para todas as fontes de prazer, você vê que elas não contêm nada, assim como a própria sabedoria. O que você alcançou ao compreender toda a criação, que você pode ver de ponta a ponta? Tudo funciona e tudo está vazio.

Então você se encontra num beco sem saída e literalmente bate na parede, porque não há mais para onde ir. Se você é um homem sábio, se você vê as consequências de cada ação e tarefa, você não começa isso. Você não tem nada para fazer. O que resta é apenas cometer suicídio.

Hoje, nós falamos da ciência como a revelação de todo o mundo. Isso implica que você não é apenas um acadêmico que estuda insetos, vivos ou eletrônicos, mas um grande filósofo, um sábio. E essa é uma sabedoria completamente diferente.

De KabTV “Uma Nova Vida” 23/05/14

Comente