Um Ponto Negro É Um Ponto Para Se Esforçar

Dr. Michael LaitmanDo artigo do Rabash “A Questão da Luz de Retorno”:

Um aluno que é exilado, seu professor é exilado com ele. Por isso, quando o inferior não vê qualquer grandeza no superior, o inferior não tem sequer pequenez.

Assim, o inferior primeiro tem que acreditar que há um superior na realidade, e que ele não se sente o superior porque o inferior não vê a grandeza do superior.

Portanto, quando a pessoa começa a observar que a grandeza do superior (que é chamada de AHP do superior) sobe, o inferior também sobe e começa a atingir o sentimento de piedade.

A pessoa tem que se sentir constantemente e imaginar que está no AHP do superior. A altura de uma pessoa é medida de acordo com a conexão entre o nível inferior e o superior. Nós não sentimos a presença do nível superior, como se todos nós estivéssemos sozinhos no mundo. Isto é chamado de existência inconsciente sem qualquer reconhecimento espiritual, sem o reconhecimento do superior.

Nós estamos no superior, mas não o conhecemos ou sentimos. Portanto, nós temos que fazer diferentes esforços para sentir o nível superior. Nós temos que estar incorporados nele pelo menos como um ponto negro, que, por enquanto, não tem nenhuma sensação, mas se esforça ao tentar sentir o superior.

A principal coisa é fazer um esforço. O problema é que nós estamos esperando que a revelação venha de cima. Mas como ela pode vir de cima, se toda a criação intencionalmente desceu e se espalhou de cima para baixo através de diferentes níveis, de modo que tenhamos a oportunidade de nos esforçar.

No entanto, nós esperamos que o Criador se esforce. Isso não pode ser! Assim, nós estamos prolongando o tempo de espera por algo que não vai acontecer. Dias e anos se passam até que, no ritmo humano mais lento da evolução natural, todos os Reshimot (reminiscências) tenham que se acumular corretamente e agir em nós na forma de golpes e problemas, e então nós finalmente despertamos.

Mas esta já é o caminho comum, natural, “em seu tempo” (o caminho do sofrimento), ao passo que “eu vou apressá-lo” (o caminho da Luz) significa que nós mesmos procuramos e tentamos localizar o AHP do superior em que nos encontramos.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 17/11/14, Escritos do Rabash