Responsabilidade, A Luz, E Previsões Dos Profetas

laitman_627_1Pergunta: Por um lado, nós temos que nos sentir responsáveis pelo por antissemitismo em todo o mundo e por todos os eventos ruins que acontecem, porque não estamos cumprindo nosso papel.

Por outro lado, temos que relacionar essas questões apenas ao Criador, já que “não há outro além Dele”. Para mim, isso é muito confuso. Eu não sei como me relacionar corretamente com esta situação.

Resposta: Do “não há outro além Dele”, nós entendemos que todos os problemas vêm Dele. Quem os molda? O Criador. Mas por que Ele faz isso? Porque Ele tem que nos levar ao estado de correção completa (Gmar Tikkun). Por que Ele envia problemas para nós e os torna tão terríveis? Porque nós ainda não alcançamos equivalência de propriedades com Ele a tal ponto que podemos considerar Seus atos como atos de benevolência.

A menos que a pessoa atinja a revelação, ela é incapaz de compreender o quadro inteiro. Ao se esforçar sem perceber a essência do por que exatamente estamos nos esforçando, nós trazemos ainda mais prazer ao Criador. Nós temos que aceitar este estado das coisas.

Há vários aspectos a serem considerados neste contexto. Por todos os meios, o Criador organiza tudo de acordo com o programa que Ele planejou com antecedência e através do qual Ele quer levar todos nós à unidade e tornar a nossa conexão semelhante à Luz Superior. Por isso, todos os fragmentos quebrados da criação têm que se conectar e doar uns aos outros, alcançando assim equivalência com a natureza doadora da Luz

Esta é a maneira como todos os 600000 fragmentos devem se reunir para que a forma de doação mútua entre eles se torne equivalente à Luz que os preenche. Este tipo de doação, de fato, é a Luz que os preenche. Não há outra Luz! Há apenas a propriedade de doação e amor.

Quando nos corrigimos e nos relacionamos com amor e doação, a Luz preenche o nosso vaso (Kli). Nunca haverá nada além disso! Nós vamos construir esse tipo de relacionamento entre nós com a ajuda do Criador, a Luz de Retorno.

Portanto, isso significa que nós recebemos energia de Cima que nos permite conectar uns com os outros na medida da nossa necessidade de se conectar; nossa unidade é de fato a Luz que nos preenche. Nós não precisamos de nada além disso: a conexão global que nós construímos é o Criador. Nós somos aqueles que “fazem o Criador!” Nós somos os únicos que têm que repor todos os estados que passamos. Qualquer coisa que aconteça conosco é a revelação da quebra.

Isso explica por que os profetas escrevem sobre coisas que estão para acontecer antes do fim da correção. Eles descrevem guerras, massacres e outros eventos terríveis, porque viram o vaso geral, o desejo, como completamente quebrado de cima para baixo. Em cada uma das camadas, eles previram o que poderia acontecer. Eles sentiram o futuro, porque estavam cientes das terríveis relações entre os elementos do vaso quebrado.

No entanto, as previsões se tornarão realidade apenas se não corrigirmos o mal que está se revelando gradualmente em nós. O mal será revelado de acordo com a nossa disponibilidade de corrigi-lo. Quando estivermos prontos, vamos passar com prazer pelo processo de revelação do mal em nós, como Baal HaSulam escreveu: “Eu estou feliz de ver os pecadores emergentes”.

Da 5ª parte da Lição Diária de Cabalá 19/11/14, Escritos do Baal HaSulam

Comente