Que Prazer Deleitar Os Outros!

Dr. Michael LaitmanNosso avanço no caminho espiritual é dividido em duas fases. Durante a primeira fase, a pessoa não pode e não consegue conectar-se ao Criador, e a Luz não tem muita influência sobre ela. Na segunda fase, ela começa a sentir que há certa conexão, certa relação com o Criador, graças à influência da Luz.

Ela realmente não entende de onde isso vem, mas começa a notá-lo. É como na vida comum quando você não nota certa pessoa e, de repente, ela se torna importante para você e você começa a pensar nela e a levá-la em conta. A mesma coisa acontece com o Criador. A pessoa começa a avaliar os estados em que se encontra, a verificar e analisar se existe qualquer conexão com o Criador, se vai deleitá-Lo, se Ele vai diverti-la, e se Ele responderá a isso.

Tal como em qualquer outro processo de desenvolvimento, a mudança é resultado da influência da Luz que Reforma. A pessoa começa a prestar atenção se ela se relaciona com o Criador de alguma forma em suas ações e pensamentos, como o Criador se relaciona com ela, e se Ele está feliz e gosta disso.

Aqui, a imagem que ela tem do Criador é importante: será que ela identifica o Criador com o atributo de amor e doação que é revelado no público, nas pessoas?

Baal HaSulam, Shamati # 19: Além disso, é preciso conduzir-se com o desejo de receber e dizer a ele: “Eu já decidi que não quero receber nenhum prazer, porque você quer desfrutar. Isto é porque, com o seu desejo, sou forçado a estar separado do Criador, já que essa disparidade de forma provoca a separação e a distância do Criador”.

Isto determina de que lado a pessoa está. O mais importante para ela é que o Criador receba o benefício, quanto menos ela notar seu próprio benefício e mais prazer pessoal receber por deleitar o Criador. Isso se torna o benefício mais importante para ela.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 11/11/14, Shamati # 19