Quanto Ao Benefício Da Quebra

Dr. Michael LaitmanShamati # 1, “Não Há Outro Além Dele”: E somente se essa pessoa tem um verdadeiro desejo é que recebe ajuda do Alto. E a ela é constantemente mostrado como ela é a culpada de seu estado atual. Ou seja, ela recebe pensamentos e opiniões que são contra a obra.

Todos esses pensamentos são resultado das Reshimot que aparecem, surgem de dentro de uma pessoa e exigem realização. Antes existia um único desejo, mas ele foi esmagado em muitos desejos, fragmentos.

Este único desejo era apenas um pequeno Kli de doação que se chamava Adam HaRishon (Primeiro Homem), que foi circuncidado, nasceu sem um ego, como um anjo. Primeiro havia apenas um pequeno desejo de doação nele. Mas depois ele anexou a si mesmo o desejo de receber, o AHP, ao provar da árvore do conhecimento. A partir daí, um desejo poderoso foi adicionado a ele que esmagou o desejo de doar em pequenas partes.

Desta forma, em vez de um desejo de doar, muitos desejos de doar foram criados. A pergunta é: “Como poderia o desejo de doar ser esmagado em muitos pedaços?” Afinal, isso é contrário à natureza de doação, que sempre nos atrai para nos conectar juntos, como algumas gotas de água que se conectam imediatamente numa gota.

Mas o desejo de receber tinha um pequeno desejo de doar cativo e o mantinha dentro de si em servidão, como o povo de Israel no Egito. Portanto, há um desejo de doar dentro, mas ele está totalmente embrulhado dentro de uma intenção em prol da recepção. Segue-se que mesmo dentro do desejo de doar, a pessoa é obrigada a trabalhar a fim de receber.

É por isso que o desejo de doar se encontra sob o controle do Faraó. Mas, por enquanto, esse estado é o oposto do Criador, uma nova tendência é descoberta dentro de si, um novo e poderoso Kli. Pois o desejo de doar que se encontra no cativeiro do desejo de receber cresceu por conta do AHP, o coração de pedra, que conectava os Kelim do povo de Israel. Assim, no momento da correção, houve uma grande melhora. Como está escrito, o povo de Israel saiu do Egito com grande riqueza. Eles levaram tudo o que era possível levar da presença de Faraó. E só o que era impossível corrigir permaneceu no Egito.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 29/10/14, Shamati # 1