Qual É A Consequência Do Incêndio No Oriente Médio?

Laitman_079_01Pergunta: Como devemos nos relacionar com a recente tragédia em Jerusalém — o ataque terrorista numa sinagoga que colocou o país inteiro de luto?

Resposta: Nós temos que entender: tudo isso está acontecendo porque ainda não completamos a criação.

Em todos os lugares nos livros Cabalísticos é explicado que nós vivemos num sistema unificado. A natureza inanimada, vegetal, animal e humana é única. E os três primeiros níveis: inanimado, vegetal e animal, são ativados pela natureza instintivamente.

As pessoas sofrem o mesmo processo de desenvolvimento e, como resultado, elas devem se tornar semelhantes ao Criador, como um homem com um coração. Está escrito pelo profeta Isaías: “Minha casa será chamada casa de oração para todos os povos”.

O povo de Israel está à frente desse processo. Ele conduz o mundo inteiro. Portanto, ele é obrigado a estudar a parte interna da Torá, bem como torná-la disponível para toda a humanidade, começando consigo mesmo, e depois a todas as pessoas. Como Baal HaSulam escreve no artigo “Shofar do Messias”, antes de libertação, as nações do mundo têm que aprender sobre a correção, que é confiada ao povo de Israel. Portanto, nós temos que disseminar a notícia sobre o nosso trabalho em todos os lugares, todos explicando o que é o sistema geral e o que temos que fazer.

Assim, há uma interação: nós ajudamos as nações, elas nos ajudam, e todos nós queremos reviver, restabelecer a rede quebrada de nossas conexões mútuas.

Consequentemente, nossos problemas e infortúnios são um sinal de que ainda não temos tempo para divulgar o método da correção. Portanto, nós precisamos sentir a nossa própria culpa.

Na verdade, tudo depende de nós. As “setenta nações do mundo”, os 7 bilhões de pessoas, exceto aqueles 15 milhões que são chamados de “povo de Israel”, não têm livre arbítrio. Quanto mais nós atraímos a Luz, quanto mais transmitimos o método de correção, dessa forma nós influenciamos os outros.

Afinal, a cada segundo Reshimot continuam a se intensificar e mudar, mesmo a partir da quebra, precedendo os mundos de BYA e repousando na base do nascimento de Adam HaRishon (Primeiro Homem). A quebra inclui todos os vasos. E agora nós devemos afetar a parte chamada “as nações do mundo”. É impossível chegar à correção sem que o povo de Israel trabalhe na situação atual. Este trabalho deve ser mostrado e tornar-se claro para todos. E nós temos que realizá-lo com todos os nossos esforços.

Portanto, todos os nossos grupos, todos os amigos ao redor do mundo, têm que entender, tanto quanto possível, que eles precisam dar a sua contribuição, aceitar o nosso programa de disseminação e implementá-lo. Se conseguirmos fazer o que nos é confiado, os infortúnios não vão superar a recepção da medicação. Em outras palavras, nós temos que dar às pessoas o medicamento antes que elas sintam os sintomas da doença. Este é o nosso trabalho, e esse princípio é imutável.

Caso contrário, não há nada que possamos fazer sobre isso. Afinal, hoje a situação é a mesma como na Polônia e na Alemanha antes da Segunda Guerra Mundial. Então, os Cabalistas chamados de judeus partiram para a terra de Israel para escapar do massacre. No entanto, ninguém queria ouvi-los; os que ficaram, foram mortos.

Neste momento, condições semelhantes estão se formando ao redor do mundo, e Baal HaSulam escreve sobre a possibilidade de uma nova guerra mundial e assim por diante. Além disso, mesmo a simples lógica indica que a Terceira Guerra Mundial vai estourar aqui. Se alguém realmente quer incendiar o mundo, não há nenhuma região mais quente: por um lado, existem armas nucleares, e por outro lado, há uma ameaça externa poderosa, não deixando espaço para uma guerra convencional.

Até agora nós conseguimos afastar os nossos inimigos com armas convencionais. Porém, a longo prazo, não seremos capazes de superá-los com armas convencionais. Então não teremos outra escolha, que, na verdade, o mundo inteiro está aguardando. As elites americanas e europeus acreditam que desta forma serão capazes de sair da crise global, da fatalidade e mortalidade que ainda estão escondidas do olhar.

Portanto, agora nós temos que ir em direção à correção certa, espalhando a sabedoria da Cabalá no mundo, para que todos conheçam sua mensagem. Nem todos deveriam estudá-la; alguns são responsáveis pelo estudo e implementação, e os outros irão se juntar a eles. No entanto, pelo menos para todos os judeus do mundo e para todos que querem isso, nós temos que revelar todos os nossos materiais e colocá-los no caminho certo do desenvolvimento.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 19/11/14, Escritos do Baal HaSulam