Problema Número Um

Dr. Michael LaitmanO problema com a educação é o maior problema do mundo. Pensa-se que um ser humano se diferencia dos animais especialmente devido à educação. Mas se compararmos como os seres humanos e animais criam a sua prole, para nossa grande tristeza, não temos nada para nos vangloriarmos ou orgulharmos.

Os animais educam sua prole até que aprendam a viver corretamente, se protejam, desenvolvam e reproduzam. Enquanto nós educamos nossos filhos da mesma forma, quando eles amadurecem, eles se retiram e se matam.

Este problema é agravado pelo fato de que os resultados educacionais da geração atual só podem ser vistos vinte anos depois. E se, depois de 20 anos, algo começa a mudar, as futuras alterações serão reveladas e aparecem em mais vinte anos e até mais tarde.

De acordo com o exemplo da minha geração, pode-se dizer que nós não dedicamos nenhuma atenção à educação sexual e às relações mútuas entre os jovens. Eles não nos ensinaram como educar os filhos e como construir as relações corretas numa família entre pais e filhos, na sociedade, ou com nossos vizinhos.

Nós não aprendemos a psicologia da pessoa ou da sociedade em que vivemos, ou a psicologia do mundo. Esta negligência na educação não pode substituir a inteligência.

A educação é a coisa mais importante na vida, mas nós não a obtemos no jardim de infância, na escola, ou em universidades. Mesmo aqueles que terminam seus estudos em psicologia não se desenvolvem psicologicamente, porque a sua educação não é apropriada para sua idade. Isso está em contraste com o que geralmente acontece com os animais que se desenvolvem e se conectam naturalmente com a natureza. Os seres humanos não têm isso.

A maioria dos adultos não difere das crianças de forma alguma. Eles não sabem exatamente o que é necessário para se comportar, como interagir corretamente com o seu ambiente circundante ou na família. Os homens não estão familiarizados com a psicologia das mulheres e as mulheres não estão familiarizadas com a psicologia dos homens, de modo que não sabem como se comunicar corretamente entre si.

A sabedoria da Cabalá fala de forma muito simples que se quisermos viver normalmente, mesmo de forma simples, temos que organizar a vida em nossa casa material, e que primeiro devemos prestar atenção à educação. E não importa em qual nível de desenvolvimento tecnológico nós existimos, visto que a principal coisa para nós é a boa organização da vida humana e uma família normal e saudável. Isto é o que nos falta tanto.

É especificamente isso que a sabedoria da Cabalá enfatiza, onde explica que de uma pessoa deve ser feito um componente social incluído num círculo de comunicação, de modo a criar a possibilidade da cooperação mútua correta com outras pessoas, e mostrar de que maneira ela pode entrar em contato com elas para que a sociedade humana se torne uma família.

Somente num caso como este é que vamos nos sentir em segurança, conforto e prazer e seremos capazes de passar confortavelmente aos nossos filhos um mundo seguro e confortável que preparamos para eles.

De KabTV “Contos” 23/10/14

Comente