O Único Ritual Do Cabalista

Dr. Michael LaitmanPergunta: Há rituais na sabedoria da Cabalá?

Resposta: Na sabedoria da Cabalá não há rituais! Ela não está envolvida com qualquer coisa ligada ao mundo material, nem ao corpo físico de uma pessoa.

A sabedoria da Cabalá consiste no trabalho interno de uma pessoa, o qual é direcionado à conexão e unidade com os outros e, através desta correção, à descoberta do Criador. Não há ações externas nisso, mas uma ajuda mútua pelo trabalho espiritual bem sucedido. Este é o trabalho num grupo, o trabalho num Grupo de Dez (chamado de Minyan), encontros de amigos, refeições compartilhadas, etc. Em outras palavras, todos os tipos de atividades externas que possam nos ajudar a chegar mais perto uns dos outros são bem-vindos.

Aqui é possível ver imediatamente a diferença entre um Grupo Cabalístico de Dez e um Minyan de pessoas reunidas numa sinagoga que não está se movendo em direção à aproximação, mas simplesmente vem para orar. Elas não têm uma tarefa compartilhada para criar um todo único e descobrir o Criador entre si.

Enquanto que para nós, a conexão num Minyan, um Grupo de Dez, é uma atividade espiritual onde tentamos nos conectar num único conjunto, a imagem de uma unidade chamada Adão (homem), de modo que a nossa única imagem elevada acima do ego e a conexão de todos entre si seja construída acima da característica de doação, assemelhando-se ao Criador.

A partir desta unidade entre nós, do coração comum, nós elevamos o nosso pedido ao Criador para que Ele seja revelado em nosso desejo unificado, nosso coração unificado. Isso é chamado de uma oração Cabalística, um Minyan Cabalístico, um grupo e um ritual.

De KabTV “Contos” 22/10/14

Um Comentário

  1. a d i m i r e i.

Comente