O Naufrágio Da Sociedade Consumista

Dr. Michael LaitmanFoi há apenas 100 a 150 anos que as classes mais altas da sociedade começaram a erradicar a ignorância numa época em que a maioria das pessoas era analfabeta. Por que elas fizeram isso? A elite precisava de mão de obra, de modo que ensinou as pessoas simples e as levou a um nível onde poderia usá-las.

Primeiro bastava que elas soubessem ler e escrever e, depois, também ler desenhos etc. As escolas surgiram na forma de um sistema de educação geral que incluía escolas primárias, secundárias e instituições de ensino superior.

Isso significava que as pessoas influentes estavam interessadas ​​na criação de uma classe média. Elas acreditavam que pessoas educadas entendem o benefício da classe alta e que esta podia contar com elas. Elas poderiam dar conselho à classe alta e realizar suas ordens, enquanto esta as controlavam de cima. A classe média poderia transmitir tarefas aos trabalhadores e às pessoas simples numa linguagem que elas podiam entender.

Esse período está chegando ao fim, porque o mundo não precisa de nada que seja redundante. Nós não sabemos por que isso está acontecendo desta forma, mas isso decorre da natureza humana. Antes, nós pensávamos logicamente que o desejo de ganhar mais dinheiro, comprar mais e se tornar mais bem sucedido era ilimitado. Mas, de repente, vemos que o balão da sociedade consumista está perdendo ar. Portanto, se as pessoas que controlam os meios de comunicação podem fazer algo, é só para uma nova abordagem global.

Hoje, a classe alta não só precisa das pessoas que elas ensinaram a ler, escrever e a aprender ciências, que possam ajudá-la a duplicar os seus bens, mas esta elite, e os meios de comunicação que elas possuem e servem seus interesses, precisa saber que é realmente a educação integral de toda a humanidade que será benéfica para elas.

Se o mundo é realmente fechado, redondo e integral, todos devem participar corretamente. O homem moderno deve saber a razão pela qual está vivendo, qual é a sua natureza, e qual é a natureza de todo o mundo e de toda a humanidade onde ele existe. Ele também precisa saber, de acordo com as leis que ele vive, como essas leis o afetam, e como ele tem que afetá-las.

Assim como nós investimos tempo em ensinar centenas de milhares de agricultores a ler e escrever durante a era industrial e tecnológica, devemos tomar cuidado para que todos sejam alimentados, vestidos, e providos com educação integral.

Estas são as três coisas essenciais que uma pessoa precisa, incluindo cuidados com a saúde, é claro. Eu me livraria de tudo o resto, já que qualquer coisa que não provém da conexão direita que leva à harmonia com a natureza, sem dúvida nos leva a uma queda.

De KabTV “Uma Nova Vida” 02/10/14