O Jogo Da Vida

Laitman_524_01Pergunta: Como nós podemos adquirir o sentido de importância do avanço espiritual?

Resposta: Crescimento espiritual significa o seguinte:

  1. Reconhecimento de que a pessoa ainda não tem o sentimento da importância do progresso espiritual.
  2. Compreensão de que a pessoa pode controlar este processo.
  3. Entendimento do fato de que a importância da meta só pode ser adquirida de influências externas já que todos nós somos egoístas completos.
  4. “Influência externa” significa o impacto do ambiente, o grupo.
  5. A pessoa alcança proporcionalmente ao grau de importância da meta que pretende atingir.
  6. Voltar ao início (item 1), ou seja, à nossa compreensão da deficiência da importância da meta.

Existe uma solução para este problema?

Só há uma coisa que nós podemos fazer a esse respeito: implementar a propriedade da inveja às coisas que outros já alcançaram e da meta que é importante para eles. E se ninguém tem o sentido de importância do avanço espiritual? Neste caso, tudo o que podemos fazer é iluminar propositadamente os corações dos nossos amigos com uma importância falsa e imaginária de nosso crescimento espiritual.

Este pensamento não é novo, nem é original, já que todos nós recebemos uma importância falsa e ilusória dos valores da vida, das metas para as quais trabalhamos e aspiramos a partir de nosso entorno. É possível porque estas questões parecem muito significativas aos olhos de nosso entorno. Elas vão realmente se tornar essenciais para nós depois que pararmos de jogar o jogo!

A mesma regra se aplica para o avanço espiritual. Somente no caminho do desenvolvimento espiritual nós podemos reconhecer e organizar conscientemente a fonte que mais tarde irá se tornar extremamente importante para nós. Nós somos os únicos que moldam nosso entorno e definem os objetos que são importantes para nós.

Portanto, nós temos que desempenhar papéis e fingir na frente dos outros. Quanto melhor desempenharmos o papel de fingir que já entendemos o significado do progresso espiritual, mais cedo vamos fazer a transição de um estado de indiferença espiritual à preocupação espiritual.

Na frente de seus amigos, a pessoa tem que desempenhar o papel de uma pessoa que realmente se preocupa com a correção do mundo e que ama os amigos. Nós temos que jogar os papéis de “pessoas que queimam internamente”. Nossos verdadeiros sentimentos não importam. O principal é que nós temos que desempenhar o papel da melhor maneira possível.

Use todos os recursos disponíveis para demonstrar aos seus amigos como o grupo é importante para você, o quanto você se importa com ele. Finja que você está realmente “queimando”. Se você se comportar dessa maneira, você vai ser capaz de acender os corações de seus amigos e o seu próprio coração também será aceso.

Você pode desempenhar esse papel sucessivamente com seus amigos, mas é muito melhor se vocês jogarem juntos, na frente de todos. Eu recebi várias sugestões para convidar atores profissionais. Lembrem-se do Cabalista que foi inspirado por músicos bêbados? No entanto, eu acho que é adicional. Nós temos que entender a nossa natureza e aprender a controlá-la.