O Egoísmo Que Foi Intencionalmente Forçado Em Nós

laitman_236_01Tudo depende da Luz que enche o vaso. O nível de confiança ou o nível de vida e vitalidade que ele sente é determinado por este enchimento.

Baal HaSulam, Shamati # 72, “A Confiança é a Vestimenta para a Luz”: Isto é porque a Luz da vida, que é uma força do Alto, brilha sobre ela e ela pode trabalhar com poderes sobre-humanos já que a Luz Superior não se limita como as forças corpóreas.

Se ela não brilhasse em mim, eu não teria nenhuma chance de sentir até mesmo os mínimos sinais de vida espiritual dentro de mim. Isto significa que, sem a Luz Superior que me preenche, eu não posso atingir ou ser recompensado com a vida espiritual.

No entanto, eu não tenho quaisquer poderes corpóreos próprios também. Mas, na medida em que o desejo de receber em mim exige um enchimento, fazendo-me sentir que me falta alguma coisa, ele me empurra e me obriga a atingir o preenchimento desejado. Assim, eu recebo os poderes para alcançar esta vida corpórea.

É o mesmo quando o desejo de doar brilha em mim e desperta em mim o desejo de alcançar a vida espiritual. Isso significa que nós precisamos entender e tentar sentir que realizamos e preenchemos tanto a vida corporal, a fim de receber, e a vida espiritual, a fim de doar, pela Luz que age em nós e brilha no desejo de receber: ou a favor do desejo de receber ou contra ele.

O ego não aparece em nós naturalmente, e também é intencionalmente dirigido de Cima, e nós temos que vê-lo como uma ação especial por parte do Criador. Isto significa que a pessoa deve ver a si mesma de forma neutra, não pertencendo ao desejo de receber ou ao desejo de doar.

O fato de que estamos num desejo de receber agora é intencionalmente dirigido de Cima, mas isso não significa que seja natural. O Criador nos gere agora pela força egoísta a fim de receber de propósito, para que desejássemos pedir e exigir a força oposta deste estado, a força de doação. Nós precisamos disso para equilibrar estas duas forças dentro de nós e, portanto, adquirir o nosso livre arbítrio. Quanto mais eu tento pensar que a força de receber, o ego, não é apenas uma força natural e nem o meu atributo natural, mas que foi intencionalmente forçada em mim de Cima, mais fácil será para eu pedir o poder de doação que irá equilibrar a força de receber.

Da Lição Diária de Cabalá 07/11/14, Shamati # 72