Juízo E Misericórdia

laitman_207A Torá, “Vayikra” (Levítico), Kedoshim (Santo), “Faça-se a Luz”: O mundo inteiro é visto somente numa ligação, anexado em seu entrelaçamento: Midat ​​ha Din (a qualidade de Julgamento) e Midat ​​ha Rachamim (a qualidade de Misericórida), Malchut e Bina, anexadas e emaranhadas uma na outra. Portanto, quando o mundo foi sentenciado no Din inclusivo, ele foi sentenciado com Rachamim, com Malchut incluída em Bina. Se não fosse assim, o mundo não teria sido capaz de existir nem por um momento.

Não importa o que esteja acontecendo neste mundo, guerras, cataclismos naturais, desastres, tudo decorre da Misericórdia. É difícil para nós aceitar este fato, uma vez que é impossível justificar desastres no nível deste mundo. Para entender corretamente o que está acontecendo ao nosso redor, nós devemos chegar ao nível em que as ações são originadas e de onde elas são realizadas.

Em outras palavras, a Luz de Hassadim (Misericórdia e Amor) desce a este mundo do Alto. Em certo nível, o amor se veste na propriedade de julgamento, em ações formidáveis. Nós temos que subir a este nível, passar por dificuldades, e atingir o grau de Misericórdia. Este processo é chamado de “revelação do Criador”.

No entanto, a nossa subida deve ser interna, moral. Neste mundo, os pais muitas vezes punem seus filhos. Quando uma criança chega a certa idade, ela entende que eles estavam certos. Se seus pais não agissem da maneira que fizeram, eles falhariam em sua educação. Portanto, ela concorda com suas ações, reconhece o amor de seus pais, e aprecia as suas ações.

Pergunta: E se eu sou uma testemunha de inúmeras catástrofes que ocorrem com toda a nação? Eu também tenho que “crescer”, a fim de entender por que elas estão acontecendo?

Resposta: Qual é a diferença? Todos nós somos pequenos, crianças tolas. Todos nós exigimos uma educação longa e exaustiva.

Sereis santos (Kedoshim), porque eu, o Senhor, sou santo. Quando o Criador criou o mundo e quis descobrir profundidades das ocultações, e Luz da escuridão, naquele momento elas se misturaram. Por este motivo, da escuridão saiu Luz, e da ocultação saiu as profundezas. Uma saiu da outra. Do bem saiu o mal, e de Rachamim (Misericórdia) saiu Din (Julgamento). Tudo está incluído no outro, a inclinação ao bem e a inclinação ao mal, direita e esquerda, Israel e o resto das nações, branco e preto. Tudo depende um do outro.

Não há nenhuma diferença entre estas coisas no nível da raiz superior do qual deriva tudo. Positivo e negativo, bem e o mal, são os mesmos. A “diferença” entre essas noções é apenas necessária para nos ensinar, para nos elevar deste mundo ao nível mais alto onde tudo vai se fundir num todo unificado, e tornar-se um único amor.

Pergunta: O que significa: “Um saiu do outro”?

Resposta: Em cada nível, há o estado “Misericórdia a partir do Julgamento” e “Julgamento a partir da Misericórdia”, eles são dois blocos, Aba ve Ima (Pai e Mãe). As interações entre eles estimulam o nosso desenvolvimento. É por isso que nós alcançamos Misericórdia quando subimos.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 19/03/14